Ceasa comemora 38 anos em evento com mais de 500 pessoas

Numa cerimônia com mais de 500 pessoas, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) abriu as comemorações de seus 38 anos, nesta terça-feira, dia 9 de abril. O evento reuniu no Mercado de Flores da Central autoridades políticas e militares, empresários, além de trabalhadores e comerciantes.
O aniversário começou com uma apresentação do coral de meninas do Grupo Primavera e depois foi realizado um ato político com a presença da Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, representando o governador do estado, Geraldo Alckmin.
No final do evento foi aberta a exposição de um Jardim Sensorial, um espaço voltado para aguçar os sentidos humanos e preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Jardim foi projetado pela equipe do paisagista Raul Cânovas.
Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a cerimônia de aniversário “foi carregada de simbolismo, com músicas que falam da vontade de lutar e de vencer. E a Ceasa representa isso, gente que vive com muito esforço e por isso, uma comunidade que dá orgulho para Campinas. E, além de gerar trabalho e renda, ainda promove ações sociais”, avaliou.
O presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli, apresentou um representante de cada setor da Ceasa – um carregador, um permissionário e um cliente – e mostrou em números a importância econômica e social da empresa. “A Ceasa é fruto da cidade de Campinas e responsável pela segurança alimentar da cidade. Devolvemos à população campineira os resultados em forma de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social”, explicou.
A secretária de estado, Linamara, parabenizou a empresa e a cidade de Campinas pelos 38 e pela iniciativa e pionerismo em políticas de inclusão social. “Um exemplo disso é a inauguração, hoje, do Jardim Sensorial, que dá a oportunidade de vivenciar os sentidos e desfrutar o que a natureza tem de bom”, salientou ela.
Também participaram do evento vereadores de Campinas; Francisco Jardim, presidente do Ceagesp; o deputado Federal Guilherme Campos; a deputada estadual Célia Leão e a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Emanuele Alckmin.
Relatos
Durante a cerimônia os três setores que movimentam a Ceasa Campinas fizeram um relato suas experiências com a Central campineira.  “Aqui na Ceasa aprendi o esforço diário do trabalho e da conquista, porque são os permissionários daqui que abastecem o nosso setor com produtos de qualidade. Quero agradecer o tapete vermelho que os produtores estendem para nós por todos estes anos”,  comentou o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Joãos Galassi, representando os compradores.
 
Emílio César Fávero, representante dos permissionários disse que “a Ceasa é a esperança para comercializar o que produzimos – e ainda com uma boa remuneração. Os permissionários são geralmente famílias que estão há três gerações trabalhando aqui”
 
“Nós nos sentimos honrados em fazer parte da comunidade da Ceasa. Somos peças importantes para o desenvolvimento da empresa e sabemos que as pessoas que hoje estão no comando da Ceasa estão trabalhando por um futuro cada vez melhor”, discursou o representante dos carregadores, Gilmar de Oliveira.
 
Programação
A programação de aniversário continua com a exposição do Jardim Sensorial que fica aberta ao público em geral até o dia 13 de abril. Para conhecer o Jardim podem ser agendadas visitas monitoradas para grupos. Também continuam o dia 13 de abril a exposição e as atividades de prestação de serviços aos visitantes.
Estão expondo e realizando serviços de orientação e saúde neste período o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Sindicato Rural de Campinas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Estre. As ações desenvolvidas na Ceasa também estão sendo apresentadas nesta exposição: o Programa de Alimentação Escolar de Campinas, o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).
Nos dias 10 e 11 de abril o ambulatório médico da Ceasa – que pertence à rede municipal de saúde, o Banco de Alimentos e o Serviço Social do Comércio (Sesc) vão atender os frequentadores do Mercado de Hortifrutigranjeiros e do Mercado de Flores com diversos serviços de saúde. O Sesi também vai oferecer um curso do Programa Alimente-se Bem para os usuários da entidade assistencial Casa da Criança Paralítica, nos dias 4, 11 e 18 de abril.