Ceasa dá dicas de como combinar FLV com as refeições

Com o objetivo de incentivar a população de Campinas a consumir mais frutas, legumes e verduras (FLV) contribuindo para gerar impactos positivos na saúde dos campineiros, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), disponibiliza ao público receitas nutritivas, fáceis e rápidas para garantir que as seis porções diárias de hortifrútis recomendadas pela da Organização Mundial da Saúde sejam consumidas.
A Ceasa possui espaços que comercializam, com bons preços e qualidade, hortifrutigranjeiros e peixes para compras no varejo. Os varejões funcionam aos sábados em dois locais. O mais antigo é a plataforma do Mercado de Flores da Central (rodovia Dom Pedro I, km 140,5 – pista norte) e o outro, inaugurado recentemente, fica no estacionamento do Complexo Miguel Vicente Cury.
Facilidade, criatividade e nutrição no cardápio
Para a nutricionista da Ceasa Campinas, Audicéia Januário, é fácil bater a meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 6 porções diárias de hortifrútis. “O café da manhã pode começar com uma porção de aveia com banana picada, além de saudável, é barato. Um lanche no meio da manhã com uma fruta. Pode ser laranja ou tangerina poncã, pera, mamão, melão, etc. antes do almoço diminui aquela fome exagerada”, explica. 
Para o almoço, a nutricionista recomenda incrementar o arroz com hortaliças como: cenoura, vagem, acelga, brócolis; preparar carnes acompanhadas de ervas naturais - salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, etc - para realçar o sabor sempre tendo como acompanhamento guarnição ou saladas de legumes e verduras. “Um lanche com suco de frutas da época. Agora no inverno frutas vermelhas ou cítricas e com cereais integrais como pães ou torradas com patê de ervas ou cenoura. Além de salada de frutas acompanhada de sementes ou frutas secas ( castanhas, uva )ou salada de fruta com suco da própria fruta é muito bem-vindo na parte da tarde. 
A profissional salienta que, no frio, o jantar pode ser substituído por caldo verde com legumes e verduras batidas ou sopa mix de vegetais como o repolho, couve, tomate, cebola, alho poró, cenoura ou abóbora, couve flor ou brócolis, chuchu ou abobrinha e berinjela para aquecer o corpo. “Para finalizar com chave de ouro, a sobremesa pode ser maça assada com canela. E uma ceia com chás de ervas cidreira, camomila, erva doce antes de dormir”, finaliza.
Incentivo ao consumo de FLV & P
Em 2013 a Ceasa Campinas inaugurou um Varejão de frutas, legumes, verduras e peixes (FLV & P) que tem sido um sucesso com uma média de público de 5 mil pessoas por feira. O espaço vende hortifrutigranjeiros e peixes fresquinhos e a preços justos, todos os sábados, das 8h às 13h, numa plataforma do Mercado de Flores da Central.
A partir de junho deste ano, outra opção de varejão também está disponível para a população no estacionamento do Complexo Miguel Vicente Cury, todo sábado, das 8h às 13h.
Um dos objetivos da iniciativa é facilitar o acesso ao consumo de frutas, verduras e legumes.

direct lender payday loans