Ceasa destaca Daniel Valay, um dos mestres da culinária da cidade de Campinas

Saint Nazaire é uma cidade situada entre a terra e o mar no departamento Loire-Atlantique, na região de Bretagne, na França. O local tem uma história digna de uma epopeia. Foi bombardeada e reconstruída durante a Segunda Grande Guerra; passou desde então a dedicar-se a construção de frota marítima.

Foi nesse contexto, que nasceu Daniel Valay. O olhar metafórico de chef revela, em cada gesto, cada receita, cada combinação gastronômica as entrelinhas de sua história. "Minha mãe sempre cozinhava. Eu gostava de participar. Meus avós eram fazendeiros e faziam pães, manteiga, embutidos. Plantavam e colhiam o que iríamos comer", comenta.

Nessas entrelinhas são expostas, também, partes de sua vida. Formou-se em 1984, no Lycée de Gastronomia de Guérande. "Sai da França e fui morar em Londres. Morei lá por 1 ano e meio. Depois, Conheci minha ex-mulher, que era brasileira. Morei 10 anos em Londres novamente, antes de vir para o Brasil", conta.

O jogo sempre mágico de descobrir sabores se mostra como uma sagrada paixão para chefe. Hortifrútis fazem parte desse mix. "Interessei-me muito por hortifrúti, aprendi a escolher produtos da época. Todos os gêneros consumidos no Hotel aonde trabalho vem da Ceasa. Compramos aqui, pelo menos, três vezes na semana. São frutas, verduras e legumes frescos", explica.

Francês de nascimento e brasileiro por adoção, o chef aprecia o clima tropical, propício para deixar as pessoas mais felizes e abertas, mas sente falta de colocar em prática seu hobby preferido: o golf. "Gosto do clima tropical, das pessoas abertas e dos novos contatos. Mas sinto falta do golfe. Aprendi a jogar na França e coloquei em prática em Londres. De vez em quando tento um pouco. Mas precisa de técnica e treino. Não requer esforço físico, e sim, mental. Jogaria por lazer".

Na ótica privilegiada de Daniel, cozinha é coisa séria. Sempre foi e há de ser um arrebatamento. "Escolhi essa profissão e faria tudo de novo. Não me arrependo de nada. Faria tudo de novo e ainda melhor"

Valay nasceu em Saint Nazaire, França, em 31 de julho de 1966. É um dos mestres da culinária da cidade de Campinas. O chef será uma das atrações do programa Mais Cidadão que vai ao sábado, às 12:30.

Serviços:

Apas 2014

Daniel Valay estará presente no estande da Ceasa-Campinas na 30° APAS - Congresso e Feira de Negócios em Supermercados- será realizada entre os dias 05 a 08 de maio, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. É promovida e organizada pela Associação Paulista de Supermercados. São esperados 68 mil visitantes entre empresários do setor de supermercados e executivos do varejo de todo o país e do exterior durante os quatro dias de evento. Ao todo, serão 67 mil m² de área de exposição, para abrigar mais de 500 expositores nacionais e internacionais.

Sobre a Ceasa-Campinas

Em uma área de 500 mil metros quadrados a Ceasa Campinas conta com mais de 1.100 comerciantes e cerca de 930 lojas que garantem um movimento mensal de 65 mil toneladas de hortifrútis, flores e plantas.

O Mercado de Hortigranjeiros da Ceasa Campinas abastece mais de 500 municípios e recebe produtos de 700 localidades, inclusive do exterior, em especial dos Estados Unidos, países da América Latina e da Europa, da Nova Zelândia e da China. Numa área de 300 mil m2, o cliente tema à disposição 830 lojas que oferecem um mix completo do setor de hortaliças e frutas das comuns às mais exóticas, além de ovos, peixes, grãos, alimentos secos e cereais.

Na Ceasa Campinas funciona também um dos maiores mercados de flores e plantas ornamentais da América Latina, responsável pela distribuição de 40% de produtos do setor no atacado do país. São 100 mil m2 e 504 lojas com o mix completo do setor. Conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos; plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.

Sobre o Bistrô La Palette

O Bistrô La Palette, tradicional bistrô francês do hotel Royal Palm Plaza, tem cardápio assinado pelo chef executivo, Daniel Valay, é baseado na culinária contemporânea francesa e recebe periodicamente atualizações que buscam contentar e surpreender os mais exigentes paladares. Menus especiais que remetem a algum tema ou ocasiões específicas também proporcionam novas experiências gastronômicas aos visitantes.