Ceasa destaca Sofia El-Khatib,inovação e encanto da gastronomia árabe

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

Para a chef Sofia Borges El-Khatib, a palavra tem um significado mais abrangente: é sua luta constante. “Acredito que devemos trabalhar a mente e o espírito sempre em prol da inovação. Persistência e luta constante pelo novo são palavras que definem minha personalidade.

Mineira da cidade de Caldas, estudou relações públicas, mas, por felicidade do destino, descobriu a arte da gastronomia graças a sogra. “Quando casei, não sabia cozinhar. Minha sogra me ensinou. Ela veio de Balbek, região do Líbano, onde nasceu a verdadeira esfiha. Hoje, depois de 19 anos de casada, aproveitei o conhecimento e incorporei a profissão. Faço eventos e oficinas de culinária árabe”, conta.

Mãe de três filhos, Abdallah, Maruah e Fayruz, a chef pretende ficar um tempo no Líbano para aperfeiçoar técnicas da cozinha árabe e trazer essa riqueza para o Brasil. “Gostaria de oferecer às pessoas um lugar que despertasse a curiosidade e que usasse a criatividade; tanto na comida quanto no aconchego do ambiente e no atendimento”, confessa.

Sofia nasceu em 25 de julho de 1975, e marca a gastronomia árabe com seu encanto e inovação. A mineira esteve na Cozinha Experimental da Ceasa-Campinas executando receitas que foram servidas durante a feira APAS 2014.