Ceasa discute investimentos para o abastecimento com o novo Ministro da Agricultura

O presidente interino da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), José Afonso Bittencourt, representou o presidente do entreposto, Mário Dino Gadioli, na posse do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nery Geller, no Palácio do Planalto, em Brasília, na segunda-feira, 17 de março. Ex-secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, Geller afirmou que o reforço ao Plano Agrícola e Pecuário para a safra 2014/2015 está entre as prioridades na gestão à frente da pasta.
Após a posse, Bittencourt foi um dos convidados para um almoço com o novo ministro onde conversaram sobre investimentos no setor de abastecimento do país. Na transmissão do cargo, Geller citou que entre suas prioridades está a intenção de destravar projetos que dificultam o escoamento da produção.
“As ceasas têm um papel fundamental na distribuição da produção agrícola do país. O Brasil conta com mais de 70 entrepostos de hortifrutigranjeiros públicos que movimentam cerca de R$ 17 bilhões por ano e geram 200 mil empregos diretos além de garantir milhões de postos de trabalho no campo”, contou o diretor. Ele lembrou o ministro do Plano Nacional de Abastecimento do Projeto de Lei (PL) 174/2011 que está tramitando na Câmara Federal e que institui o Plano Nacional de Abastecimento de Hortigranjeiros (Planhort) e prevê investimentos e ações para modernizar o setor.
O diretor da Ceasa Campinas também foi recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, no final do dia. No encontro Bittencourt aproveitou para falar do papel das centrais de abastecimento na segurança alimentar e nutricional da população e salientou as parcerias que a Central Campineira tem o governo federal junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do Ministério da Agricultura. O Banco de Alimentos de Campinas recebe mais de 40 toneladas de hortifrútis por mês vindos de pequenos produtores rurais atendidos por um programa da Conab.