Ceasa e programa DST/Aids realizam feira de saúde

O evento, que acontece em frente às agências bancárias localizadas na área da Ceasa, marca o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto.

A feira conta com 12 tendas que abordarão diversos assuntos, como: alimentação, auto-estima, prevenção de doenças, saúde bucal, coleta de exames, vacinação, entre outros. Todos os funcionários, permissionários e visitantes da Central poderão participar. Mais informações sobre a feira e o atendimento realizado pelo Ambulatório do SUS na Ceasa Campinas, podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3746-1030.

Segundo Maria Cristina Prini, coordenadora do Ambulatório Médico da Central, o estabelecimento tem a capacidade de fornecer tratamento à população que freqüenta a Ceasa. &quotEsta é a 1ª feira que realizamos, mas temos planos de torná-la anual. É um evento muito importante, uma forma de atingir um grande público no mesmo espaço de tempo e divulgar o trabalho realizado pelo ambulatório da Central&quot, explicou.

Para a coordenadora, a idéia da realização da feira veio do aumento no atendimento de algumas pessoas com problemas específicos. &quotPessoas com picos hipertensivos, diagnóstico de diabetes e obesidade por exemplo, além daquelas que vinham até o Ambulatório para saber mais sobre DST/Aids e sobre prevenção de lesões osteo-musculares&quot.

&quotNossa objetivo é fazer com que todos tenham acesso às informações fornecidas por nosso quadro de profissionais&quot, disse Maria Cristina. Além disso, a expectativa do grupo responsável pela organização do evento é identificar quais são as maiores dificuldades relatadas para prevenir doenças ou dar continuidade no tratamento. &quotInformadas, essas pessoas podem passar seus conhecimentos para familiares e amigos&quot.

A realização da Feira de Saúde é do Programa DST/Aids em parceria com o Ambulatório SUS/Ceasa e com própria Ceasa-Campinas. O evento integra um projeto do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (PMDST/Aids) de descentralização das ações de prevenção . Na ocasião será lançada uma campanha de prevenção à Aids cuja frase escolhida para ser usada nas camisetas confeccionadas para estas ações é de um trabalhador que freqüenta o local.

&quotA camisa te deixa elegante e a camisinha te garante&quot foi criada pelo comerciante Antonio Domingos da Paixão, que trabalha para um supermercado da cidade e vai pelo menos uma vez por semana à Ceasa para comprar flores e hortifrutigrangeiros. A frase que ele criou foi selecionada entre mais de 80 que foram inscritas no concurso. A premiação deverá ocorrer por volta de 13 horas.

A frase vencedora foi escolhida por uma comissão criada pelo Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas e que reuniu-se na última quinta-feira, simultaneamente à reunião de equipe do Centro de Referência. O prêmio será um aparelho de MP4 (que executa músicas, vídeos e fotos). Ele disse que aprova a campanha desde seu início. &quotEstá sendo um trabalho muito criativo e com bastante participação da sociedade&quot, observou o comerciante.

Comprador de um supermercado de Campinas, &quotSeo Paixão&quot, como é conhecido o autor da frase vencedora, disse que vai em média três vezes por semana à Ceasa. &quotEm uma dessas vezes eu estava lá e as trabalhadoras do Ambulatório passaram divulgando a distribuição de camisinhas, realização de teste de HIV e sífilis e outros serviços de prevenção. Então eu fiquei sabendo do concurso. Chamou bastante a atenção das pessoas&quot, disse Seo Paixão, que é morador do Parque Dom Pedro 1º (área do Ouro Verde, região Sudoeste). &quotMas nunca achei que fosse ganhar&quot, falou.

Camisinhas e o teste gratuito e sigiloso de HIV e sífilis são oferecidos nos Centros de Saúde de Campinas, ou no &quotCoas&quot, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, no Centro, telefone (19) 3236 - 3711, ou no CTA do Ouro Verde, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h, à avenida Ruy Rodrigues, 3434, telefone 3226-7475.