Ceasa e Sesi formalizam parceria

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) assinaram nesta sexta-feira, 10 de agosto, um termo de cooperação para ações conjuntas de educação alimentar e nutricional. O documento formaliza a parceria entre os dois órgãos que tem viabilizado cursos, palestras e capacitações para profissionais de cozinha das entidades assistenciais de Campinas atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos e do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade.
 
A assinatura aconteceu no auditório da Ceasa e contou com a presença do diretor do Sesi de Campinas, Paulo Sérgio Casati e do assessor especial da instituição, José Felício Castellano. Também participaram o presidente da Ceasa, Sérgio Luiz Juliano; a coordenadora e a nutricionista do Banco Municipal de Alimentos de Campinas, Tânia Mara Evaristo Moumeso e Bruna Saleh De Angelis e a coordenadora de nutrição e a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Central, Maria Helena Antonicelli e Audicéia de Fátima Januário.
 
O diretor avalia que a atividade amplia o papel social do Sesi. “A educação está no foco de todas as nossas ações. E neste momento que encontramos a Ceasa e estamos contentes com o caminho que está seguindo, acreditamos que podemos agregar valor transmitindo este nosso legado e cumprindo nossa função social”, comentou.
 
O presidente da Ceasa disse que “a educação está na base de todas as ações sociais e é fundamental na segurança alimentar. Ela é a ferramenta para os avanços, mudanças e para melhorar a vida das pessoas. Por isso, esta parceria é muito importante”.  
 
Os projetos abrangidos pelo termo de cooperação são cursos do programa “Alimente-se Bem” - sobre aproveitamento integral de alimentos e do “Sabor na Medida Certa”, que aborda a obesidade. As aulas começaram em junho, são todas práticas e ministradas por nutricionistas, na cozinha experimental da Ceasa e na do Sesi.
 
As cozinheiras das entidades assistenciais atendidas pelo Banco de Alimentos já participaram de dois cursos, um sobre aproveitamento integral de alimentos e outro sobre a utilização de soja. Em setembro o tema dos encontros será sobre alimentação e obesidade. As profissionais da merenda escolar participaram do curso técnico de alimentação saudável do Sesi com três módulos e 10 horas aulas de duração.