Ceasa economiza R$ 6,3 milhões com pregões eletrônicos

Levantamento da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) mostra que os pregões eletrônicos adotados no entreposto desde maio deste ano geraram uma economia de R$ 6.301.897,50 para a empresa. Em três meses esta modalidade de licitação foi utilizada em onze processos para prestação de serviços e para a compra de diversos produtos para a Central e para o Programa de Alimentação Escolar do município - que é operacionalizado pela Ceasa.
A economia conseguida é referente aos pregões para aquisição de pães, pão de queijo, achocolatado, leite, frango, carne bovina, gás, biscoito, suco, veículos e dos serviços de auditoria fiscal. Segundo o presidente da Ceasa, Sérgio Luiz Juliano, o resultado mostra o acerto das orientações da Prefeitura.
“Seguimos as diretrizes da administração municipal de garantir cada vez mais transparência nas ações do poder público. Este formato está provando que pode gerar economia e também ser mais ágil”, explicou o presidente. Segundo Juliano, um processo licitatório na empresa durava cerca de 70 dias para sua finalização, com o pregão eletrônico este tempo caiu para cerca de 30 dias.
No pregão eletrônico as empresas participam de uma espécie de leilão virtual de qualquer lugar, apresentando lances sobre o valor do material ou serviço que está sendo adquirido. Durante o certame, estas empresas são identificadas apenas por números. O pregão presencial necessitava de pelo menos seis funcionários e durava entre quatro e oito horas. O eletrônico precisa apenas de três funcionários, o processo é finalizado em até duas horas e há maior probabilidade de ampliar o número de concorrentes, pois as empresas participam via internet, de qualquer lugar do país.
O sistema adotado é fruto de parceria com o Banco do Brasil e conta com o apoio da Informática dos Municípios Associados (IMA) na parte operacional. Nos últimos meses a empresa capacitou uma equipe de doze funcionários para atuar como pregoeiros no pregão eletrônico. Todos participaram de um curso realizado na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
Como participar
Os interessados em participar dos pregões eletrônicos da Ceasa devem fazer o cadastramento no site do Banco do Brasil www.bb.com.br, opção Licitações, ou diretamente em www.licitacoes-e.com.br. Para tirar dúvidas e obter outras informações o contato é o licitacoes@ceasacampinas.com.br.
Todos os editais dos processos licitatórios da Ceasa estão disponibilizados no site da empresa www.ceasacampinas.com.br com link na primeira página e os dos pregões eletrônicos estarão também no endereço do Banco do Brasil.
Portal da Transparência
A Central também colocou no ar o Portal da Transparência No endereço estão acessíveis os balanços contábeis desde 2004; todas as despesas da Central com contratos, fornecedores e aquisições desde 2010 com identificação de CNPJ ou CPF e o histórico de remuneração de todos os funcionários desde o ano passado.
Também foram disponibilizadas as receitas provenientes de tarifas, repasses da Prefeitura ao Programa de Alimentação Escolar e ao Banco de Alimentos e com o rateio de despesas de condomínio, além do organograma e contatos públicos da diretoria e dos conselhos fiscal e administrativo da empresa.
A criação do Portal também está em sintonia com a legislação do acesso à informação que foi recentemente regulamentada e será objeto de decreto municipal da Prefeitura de Campinas. O endereço ainda vai ampliar o volume de informações disponibilizadas progressivamente e estará sendo adequado às exigências do decreto da Prefeitura. O Portal da Transparência da Ceasa está hospedado no site www.ceasacampinas.com.br com imagem e link na primeira página.