Ceasa estimula alimentação saudável em público jovem

Uma alimentação saudável desde cedo garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade para o bom estado de saúde e crescimento nas crianças, evitando doenças e garantindo qualidade de vida aos futuros adultos.

Segundos os Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana.

Com o objetivo de estimular hábitos alimentares saudáveis, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) criou o projeto ‘Visitas Monitoradas’. Para o idealizador do programa, Francisco Homero Marcondes, a participação dos hortifrutigranjeiros na alimentação das pessoas está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde. “A intenção é estimular, cada vez mais, o consumo de frutas, legumes e verduras; além de apresentar a Central, sua logística e o seu funcionamento aos visitantes. É um mundo fascinante, que gera abastecimento e combate ao desperdício de alimentos através dos projetos sociais”, comentou.

Hábitos saudáveis

Nas últimas semanas, três grupos do quarto e quinto ano do ensino fundamental, da (EMEF) DR. JOÃO ALVES DOS SANTOS, do bairro Vila Boa Vista, visitaram a Central. No dia 11 de agosto, 45 alunos estiveram presentes; na quinta-feira, 13, mais 42 estudantes e, para finalizar, 40 alunos visitaram nesta manhã, a Central, totalizando 127 adolescentes.

Além de conhecer os mercados, os visitantes passam pelo Banco Municipal de Alimentos que funciona nas dependências da Central. Para a coordenadora do órgão, Bruna de Angelis, a iniciativa gera conhecimento nutricional e fortalece o espírito da caridade e não desperdício.  “Recebemos os visitantes liderados pelo sr. Francisco com uma breve explanação sobre o funcionamento do órgão para esclarecer sobre a importância da doação. Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 105 entidades”, comentou. 

O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) também recepcionou a comitiva. A ONG foi criada e é administrada pelos permissionários (comerciantes) desde 1994; e surgiu para combater a fome e o desperdício garantindo o aproveitamento do excedente de hortifrútis e incentivando doações dos comerciantes.

O ISA arrecada doações de frutas, verduras e legumes dos permissionários da Ceasa, depois seleciona, higieniza e distribui. São uma média de 300 toneladas de hortifrútis arrecadadas mensalmente que são doadas para cerca de 100 entidades assistenciais e mais de 12 mil famílias.

Sobre o projeto ‘Visitas Monitoradas’

A coordenação do Programa de Visitas Monitoradas fica a cargo de Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita. As instituições de ensino ou interessadas em participar do Programa devem solicitar agendamento enviando um e-mail para o contato: francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.