Ceasa expõe projetos em evento ambiental

No evento que acontece no Centro de Convivência Cultural, na Praça Imprensa Fluminense, no bairro Cambuí, em Campinas, a empresa vai expor seus projetos sociais, principalmente os relacionados ao meio ambiente: o Programa Municipal de Hortas Comunitárias e o Sistema de Gestão de Resíduos.

A Gestão de Resíduos é um programa para tratar de forma integrada todo o lixo gerado na comercialização mensal das 60 mil toneladas de hortigranjeiros, flores e plantas da Ceasa-Campinas. São 680 toneladas de resíduos por mês: 80% são orgânicos e o restante é composto por recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e madeira. Um trabalho intenso de educação ambiental é realizado, além de melhorias na logística e na infra-estrutura da coleta seletiva.

O projeto também contribui para a conservação do meio ambiente, gera renda e emprego. Em 2006, nove pessoas recolhiam e reaproveitavam cerca de 17 toneladas por mês de recicláveis na Ceasa. Hoje, 23 pessoas de duas cooperativas de trabalhadores atuam dentro da empresa, recolhem papel, papelão, plástico, vidro e metal dentro do mercado e alcançaram a marca das 133 toneladas de material reaproveitado mensalmente.

A madeira é recolhida por uma equipe da Central que troca o material por mudas de árvores e arbustos. Um projeto piloto está reaproveitando também os resíduos orgânicos que vão virar adubo. A Ceasa de Campinas é uma das poucas do país a dar um destino útil seu lixo orgânico. A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), é parceira do projeto.

Hortas

O Programa Municipal de Hortas Comunitárias de Campinas é desenvolvido pela Ceasa-Campinas, pela Secretaria Municipal de Comércio e Indústria, Serviços e Turismo, Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social e Sanasa, além de contar com o apoio da subprefeitura de Barão Geraldo.

O programa distribui em média 15 mil mudas por mês e viabilizou a implantação de mais de 40 hortas. O objetivo do Programa é fornecer cursos e assistência técnica para a implantação de hortas de caráter comunitário em entidades assistenciais, escolas e bairros. A atividade gera renda, contribui para uma alimentação mais saudável, tem características terapêuticas para pessoas com necessidades especiais, portadores de HIV e dependentes químicos e valor pedagógico nas escolas.

Sustentar

O Sustentar começou no dia 26 de maio, vai até 31 de maio e está sendo promovido através de uma união entre o poder público municipal, algumas universidades e o setor privado. Os idealizadores do evento são a Prefeitura de Campinas, a Sanasa, a PUC-Campinas, a Unicamp, o Fórum Campinas e a Ab Maior Consultoria Ambiental, além de contar com a participação de concessionárias de serviços públicos, empresas e entidades de vários setores que estarão presentes como participantes e apoiadores.

Serão 36 horas de atividades entre palestras, debates, exposições, oficinas, painéis, atividades artísticas e culturais, roteiros turísticos ecológicos, históricos e culturais.