Ceasa homenageia herói do campo, o agricultor

Homem do campo, colono, camponês, lavrador, produtor, agricultor. Nesta segunda-feira 28 de julho, comemora-se o Dia do Agricultor. Segundo dados oficiais do Brasil, pelo menos, cinco milhões de famílias vivem da agricultura familiar e produzem a maioria dos alimentos consumidos no País, como mandioca (83%), feijão (70%) e leite (58%). A diversificação de culturas, o manejo sustentável dos recursos e o fomento do desenvolvimento local são algumas características da agricultura familiar, considerada, pela Organização das Nações Unidas (ONU), um dos pilares da segurança alimentar.

“Esta data é muito especial. Nós do Mercado de Hortifrutigranjeiros Ceasa Campinas parabenizamos os agricultores. Eles merecem nosso respeito, nossa admiração pela responsabilidade que possuem na produção de alimentos. O herói do campo merece uma homenagem pelo trabalho diário, de sol a sol. Hoje, com mais informação e tecnologia disponível, esses trabalhadores podem usufruir de um planejamento de plantio, do estudo de estatísticas, de avanços  que auxiliam e beneficiam a produção de alimentos”, comenta Márcio Lima, coordenador do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa.

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o modelo de produção da agricultura familiar está em 84% dos estabelecimentos agropecuários e responde por aproximadamente 33% do valor total da produção do meio rural.

Ceasa incentiva a agricultura familiar

Consciente do papel exercido por estes profissionais, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), destina módulos de comercialização para ocupação da agricultura familiar.

Para a utilização das pedras de comercialização na Ceasa-Campinas, o produtor deve se enquadrar nos critérios do PRONAF, possuir DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf ativo, e apresentar as documentações exigidas pela Ceasa: Documentos pessoais, documento da terra, comprovante de endereço, DAP com o extrato, CNPJ e Cadesp (Inscrição Estadual) atualizada.

A Lei 11.326 de 24 de julho de 2006 considera agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural em área de até quatro módulos fiscais (que variam de acordo com a região) e utiliza nas atividades econômicas do estabelecimento mão-de-obra predominantemente da própria família. Silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores e quilombolas, que se enquadram nesses critérios, também são considerados agricultores familiares.

História do dia

O Dia do Agricultor - instituído pelo Decreto 48.630, de 27/07/1960 - acontece na mesma data de aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Semana da Agricultura é comemorada de 22 a 28 de julho. Parabéns!

O Dia do Agricultor foi instituído por decreto do então presidente Juscelino Kubitschek, no centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. A Ceasa Campinas (www.ceasacampinas.com.br) homenageia a todos aqueles que fazem do país uma nação mais rica na produção de alimentos.