Ceasa implanta protocolo da Prefeitura para rastrear e dar mais transparência a processos

Garantir a rastreabilidade e mais transparência dos processos e informações. Com este objetivo a diretoria da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) está implantando na empresa o mesmo sistema de controle de protocolo da Prefeitura de Campinas.
Nesta quarta-feira, 13 de março, a diretora de Gestão da Informação e Documentos e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, Lúcia Beatriz Affonseca, e a assessora técnica, Alessandra Montesino, estiveram na Ceasa apresentando aos funcionários o funcionamento do sistema de protocolo da administração municipal.
Segundo Beatriz, o sistema da Prefeitura – desenvolvido pela Informática dos Municípios Associados (IMA) - é um exemplo no país que foi apresentado até no exterior. Ele existe desde 1984 e passou por aperfeiçoamentos ao longo dos anos.
“Com ele conseguimos fazer a gestão documental, ou seja, cada pedido de um cidadão, licitação ou outro documento que entra na Prefeitura consegue ser localizado e ter documentado todo o seu andamento, rapidamente através do computador”, informou ela.
Na Prefeitura de Campinas já foram protocolados desde a implantação deste sistema 2 milhões de documentos com 22 milhões de tramitações. Hoje, conforme Lúcia, a administração municipal tem 140 mil processos iniciados por ano e 1,142 milhão de protocolados físicos em andamento.
Mais transparência
O presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, disse que o sistema é uma ferramenta importante que pode reorganizar, garantir controle e dar mais transparência à Ceasa e as suas informações. “Tudo ficará documentado com acesso a qualquer gestor e cidadão. Além disso, poderemos rever os processos para tornar a tramitação mais ágil e desburocratizar a máquina”, avaliou o presidente.
O diretor administrativo e financeiro da Ceasa, José Afonso Bittencourt, contou que quando tomou posse na Ceasa, em janeiro, o primeiro passo para conhecer a empresa foi verificar o que estava acontecendo, os processos em andamento. Mas, segundo ele, se deparou com 280 documentos protocolados que não conseguiam ser localizados por falta deste controle.
A Ceasa terá acesso gratuitamente ao sistema da Prefeitura. O Departamento Administrativo e de Recursos Humanos será o responsável pela implantação e vai realizar treinamento para os funcionários em conjunto com o setor de informática da empresa.