Ceasa inaugura cozinha experimental para a merenda escolar

redEliana10-12-10 132.jpgA Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) inaugurou nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, a Cozinha Experimental do Departamento de Alimentação Escolar da empresa. O presidente da Ceasa e vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, participou da cerimônia de inauguração que contou também com a presença de secretários municipais, funcionários da Central e outras autoridades.

A Cozinha Experimental é um espaço de 200 metros quadrados que vai funcionar como um anexo do prédio do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa. Na Cozinha serão feitos testes e novas receitas para o cardápio do Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas com prioridade de preparos saudáveis. O espaço também permitirá a realização de cursos e programas de aperfeiçoamento para as mais de 900 cozinheiras que trabalham nas escolas.

Para o vice-prefeito a estrutura representa mais um avanço para a alimentação escolar de Campinas. "Temos uma das mais bem avaliadas merendas do país fruto do retorno do seu controle ao poder público e dos grandes investimentos que esta gestão tem feito. O novo espaço é mais um passo que damos no sentido de garantir aos alunos de toda rede pública de ensino de Campinas uma alimentação de qualidade", avaliou. O secretário municipal de Educação, Jorge Tadeu, também ressaltou o ganho de qualidade e lembrou que "a boa alimentação é um instrumento fundamental para assegurar a eficiência no processo educativo e a aprendizagem".  redEliana10-12-10 142.jpg

Segundo a nutricionista e coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Priscila von Zuben Tassi, o Programa conta com 15 tipos de cardápio e conseguiu este ano ampliar em 39% o volume de frutas, verduras e legumes nas mais de 240 mil refeições diárias servidas nas escolas públicas de Campinas. "A Cozinha possui toda infraestrutura e equipamentos necessários para o desenvolvimento de teste de receitas que compõem ou irão compor os cardápios do Programa. Nela também poderemos realizar treinamentos das cozinheiras com orientações sobre o correto preparo das receitas e a manipulação de alimentos. Com este trabalho queremos aprimorar ainda mais a qualidade das refeições que oferecemos hoje aos escolares", explicou. Priscila contou ainda será priorizada a utilização de alimentos saudáveis, com menor teor de açúcar, sal e gordura, além de produtos integrais e in natura

redEliana10-12-10 114.jpgCombate à obesidade

A Cozinha Experimental também vai auxiliar o desenvolvimento do Programa de Educação para uma Vida Saudável, trabalho piloto lançado em novembro que envolve as secretarias municipais da Saúde, Educação, Esportes, Assistência Social e a Ceasa-Campinas. O Programa visa prevenir e combater o sobrepeso e a obesidade infantil e na adolescência com várias ações de informação e educação voltadas para alunos, familiares, educadores e toda comunidade das escolas municipais como: palestras; incentivo à prática de atividades físicas regulares; educação alimentar; oficinas de culinária; testes antropométricos e prevenção ao uso de drogas, álcool e tabagismo.

Como parte das ações preliminares à implantação do Programa, foi realizada entre abril e julho uma avaliação antropométrica com as cozinheiras da merenda escolar e um trabalho posterior de conscientização e educação alimentar com elas. Das 897 cozinheiras avaliadas, 79,7% estão com sobrepeso e apenas 19,7% apresentaram peso adequado. Os resultados do projeto piloto serão avaliados no início de 2011 e, constatados os resultados esperados, ele será efetivado em 12 Emefs e 15 Emeis, abrangendo até o final do ano toda a rede pública municipal. A prefeitura de Campinas também se uniu à cidade de Florianópolis (SC) para elaborar, conjuntamente, um projeto de combate à obesidade infantil que será entregue ao Ministério da Saúde e servirá de referência para a implantação em todo o País.

Serviço

O Programa de Alimentação Escolar de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Ceasa-Campinas. O Programa abrange a merenda escolar de 370 escolas (municipais e estaduais), 125 salas de aulas de jovens e adultos e de 42 entidades assistenciais de Campinas. A Central é responsável pela operacionalização do Programa: aquisição de produtos, elaboração dos cardápios e logística de distribuição. Por meio da Ceasa é feito um rigoroso controle de qualidade desde a licitação até a supervisão nas escolas, além de acompanhamento, orientação e treinamento das cozinheiras. O Programa tem projetos como o atendimento especial de escolares diabéticos e com intolerância à lactose, ações de educação alimentar e o Programa de Educação para uma Vida Saudável.