Ceasa inaugura varejão no estacionamento do Complexo Miguel Vicente Cury

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou, na manhã do último sábado, dia 14 de junho, da Inauguração do Varejão de FLV & P (Frutas, Legumes, Verduras e Peixes), que aconteceu no estacionamento do Complexo Miguel Vicente Cury. A iniciativa tem o objetivo de garantir mais saúde e acesso a frutas, verduras e legumes com qualidade e preço justo à população.

Segundo o representante do executivo, a ação é importante, pois a população consome pouco esses alimentos mais saudáveis. “Quando colocamos uma feira com preço de atacado, funcionando aos sábados, trazemos movimento para esta área que revitalizamos. A diferença é notável. Agora vamos acrescentar, aos sábados, essa comercialização de alimentos de qualidade, por um preço acessível á população”.
O consumo médio atual de frutas, legumes e verduras no Brasil é menos da metade do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto isso, o sobrepeso e a obesidade atingem aproximadamente 50% da população do país, inclusive crianças e adolescentes.
Este cenário, associado ao maior consumo de alimentos industrializados e ao sedentarismo, tem impacto na saúde e contribui para o aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
Para o presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, a iniciativa faz parte das ações das Ceasas em prol de uma campanha nacional de incentivo ao consumo de hortifrutigranjeiros. “O consumo de frutas, verduras e legumes é fundamental para mudar esta realidade e garantir mais saúde e o bem-estar das pessoas. O compromisso da Ceasa é preço justo e acessível à população, além de incentivar uma alimentação saudável”.
Jonas excursionou pelo Complexo e assistiu a apresentação da Escola de Capoeira Angola Resistência de Campinas.
Consumo de FLV & P
Em 2013, a Ceasa Campinas inaugurou um Varejão FLV & P (frutas, legumes, verduras e peixes). O espaço vende frutas, verduras, legumes e peixes fresquinhos e a preços justos, todos os sábados, das 8h às 13h, numa plataforma do Mercado de Flores da Central.
O estacionamento do Complexo Miguel Vicente Cury será outro ponto de incentivo ao consumo dos gêneros, funcionamento no espaço aos sábados, das 8 ás 13hs.
De acordo com a digitadora Seila Maria Mestra, o preço e a qualidade compensam. “Aqui é por peça, fica fácil de levar. Eu gostei. Vou comprar até outro carrinho porque esse aqui foi pouco. Não sairei daqui”.
Maria Zoteli, aposentada, também comprou verduras e achou a iniciativa excelente. “Achei ótimo, quero que o preço continue estável. Estou gostando, moro pertinho”, comentou.