Ceasa incentiva capacitação para carregadores dos mercados

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), através do Telecentro Primavera, tem realizado desde o começo de abril, aulas de informática destinadas aos carregadores dos mercados. O encontro é semanal e conta com duas turmas, uma às segundas e quartas e outra, às terças e quintas.
 
O professor e funcionário do departamento de informática, Christian Berto, disse que a iniciativa mais do que ensinar sobre noções de informática, valoriza as pessoas e pratica ação de inclusão digital. ”Os encontros são voltados para os carregadores da Central. Muitos não concluíram o ensino fundamental. Essa oportunidade vai trazer um diferencial enquanto profissionais e pessoas”, conta.
 
Ainda segundo Christian, os horários estipulados são escolhidos para permitir que os carregadores frequentem as aulas fora do horário de trabalho; não comprometendo assim, suas atividades profissionais.
 
Luís Roberto dos Santos Silva, frequentador das aulas, se diz motivado e empolgado com a iniciativa. ”Quis fazer o curso para obter mais conhecimento. Tive pouco contato com a informática. Minha intenção é melhorar o conhecimento na área, para usar inclusive na minha vida pessoal. Quem sabe, no futuro, até posso trabalhar com isso”, confessa o carregador.
 
Por semestre, são formados no Telecentro duas turmas de carregadores com certificado. As inscrições para a próxima turma estarão abertas, provavelmente, entre os meses de julho e agosto.
 
Inclusão digital
Na Ceasa Campinas há um espaço de inclusão digital com computadores, acesso à internet e cursos de informática, tudo de graça.
No Mercado de Flores funciona o Telecentro Primavera, do Programa Jovem.Com da Prefeitura de Campinas. A sala tem dez computadores e impressora e jovens monitores que ministram os cursos e orientam os frequentadores.
O Telecentro conta com a parceria da Informática dos Municípios Associados (IMA) na manutenção dos equipamentos.