A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) inovou com a criação de site, semelhante a uma vitrine virtual, para exibição dos produtos comercializados pelos permissionários da Central. O projeto é uma iniciativa do entreposto na busca de novas tecnologias para auxiliar na alavancagem de novos negócios, ampliando o mix de alternativas de divulgação.
O site é composto de um portal que permite ser atualizado a partir de um aplicativo para Smartphone. Segundo Joaquim José de Fantin Pereira, diretor da empresa vencedora do processo licitatório, o aplicativo é um trabalho inovador em tecnologia da informação (TI). “Não existe outra tecnologia de referencia no mercado que faça o mesmo trabalho com a finalidade de auxiliar os permissionários para mostrar no site o que eles têm para vender”, explica.
Funcionamento do aplicativo
De acordo com Fernando Corrêa, analista de sistema da Ceasa, a ideia consiste em um site como uma vitrine expondo produtos e frutas. “Implantamos um piloto. O permissionário Frutas Consul cedeu os dados para fazer este projeto. É uma tecnologia muito eficiente onde, através de um smartphone, fotografamos um produto que automaticamente será colocado no ar. Nós do setor de informática da Ceasa Campinas, nos sentimos muito honrados por participar desta inovação. A expectativa é a de que outros permissionários participem e queiram ter um site também. Nós estamos á disposição”, comenta.
Para Roberto Consul, permissionário da empresa Frutas Consul, o convite feito pela diretoria da Ceasa Campinas foi inovador e positivo. “Vemos com bons olhos pois é um portal com capacidade de atuação no Brasil e no exterior. Pode ser acessado pelo comprador, pelo produtor; oferecendo os produtos, mostrando a qualidade com fotografias tiradas ao vivo, garantindo a seriedade do negócio”, finaliza.
Sobre a Ceasa Campinas
A Ceasa Campinas abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e um varejão. Os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
A Ceasa Campinas vai muito além de uma estrutura de comércio. Como um equipamento público, a empresa está atenta às demandas sociais, por isso atua como um suporte municipal às políticas sociais e de segurança alimentar da cidade - uma combinação do trabalho emergencial de distribuição de alimentos com ações de geração de trabalho e de transferência de renda.
Dentro da Central funcionam três ações de segurança alimentar que distribuem de graça em torno de 6 milhões de quilos de alimentos por ano e beneficiam mais de 70 mil pessoas. Elas garantem o direito ao acesso à alimentação e ainda combatem o desperdício de alimentos. São elas: Banco de Alimentos, ISA (Instituto de Solidariedade) e Alimentação Escolar.
A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. O modelo é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento público, com foco na segurança alimentar.