Ceasa inova com Banheiro Ecologicamente Correto

Ser ecologicamente correto significa ter atitudes e promover ações que diretamente venham a contribuir de forma positiva com o meio ambiente. No dia a dia de qualquer pessoa, sem grandes esforços, é possível agir em função de um melhor convívio entre natureza e o homem.

Pensando nisso, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 11 de setembro, um Eco banheiro em suas dependências. A ação, inédita na empresa, tem a intenção de promover um modo de vida mais sustentável através de uma arquitetura de qualidade, que utilize tecnologias e materiais adequados, estimulando práticas benéficas ao meio ambiente.

Para o Diretor Técnico Operacional da Ceasa, Claudinei Barbosa, a iniciativa responde de forma positiva a uma demanda global. “A proposta deste espaço é adotar medidas que diminuíssem os impactos gerados pela construção convencional, colocando em prática o conceito de arquitetura sustentável, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, preocupações essencias da Central ”, comentou.

Sobre o Eco banheiro

O banheiro, que possui captação de difusão interna de luz solar (potencialização feita com garrafas plásticas de água de 5 litros reaproveitadas), reservatório para abastecimento de descargas com água da chuva, lavatórios com instalação de torneiras de fechamento mecânico automático, sistema de iluminação artificial dotado de fotocélula e sensor de movimento para controle e economia de uso; pintura de piso com resina vegetal de alta resistência a base de mamona; pintura de paredes com massa corrida e esmalte sintético à base de água, rodapés arredondados para facilitar a limpeza e higienização, portas internas com molduras de alumínio (material reciclável) e folhas de compensado naval, feitas com madeiras reflorestáveis.

Para Wander Costa, do departamento de engenharia, a tecnologia empregada apresenta inúmeras vantagens. “Esse banheiro pode tornar o ambiente menos dependente do uso e consumo de água e energia; diminui a emissão de poluentes e enriquece a relação do ambiente com seu entorno, utilizando a iluminação natural, o reuso da água e outros recursos naturais como ferramentas”, disse.