Ceasa lança Programa para modernizar entreposto com inauguração de Centro Digital

O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos, inaugurou nesta quarta-feira, dia 29 de julho, o Centro de Apoio Digital na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), um espaço com computadores e acesso à internet para serem utilizados gratuitamente pela comunidade da empresa. A atividade integra as comemorações dos 235 anos da cidade. O Centro faz parte do Programa de Modernização da Ceasa-Campinas, um conjunto de ações que a administração da Central está realizando, junto com os atacadistas. Os investimentos em informatização, em torno de R$ 500 mil, já geraram para a Ceasa redução de custos de, em média, 40% em ligações telefônicas, impressões e manutenção de computadores. Participaram da inauguração dezenas de autoridades entre secretários municipais e vereadores, atacadistas e funcionários da Ceasa.

 

O prefeito destacou e elogiou o trabalho da Central para melhorar sua atuação tanto interna quanto externa. "A Ceasa tem conseguido o casamento de atividades e empreendimentos tanto para a pujança do seu comércio quanto para a área social com os projetos de segurança alimentar", analisou. Ele parabenizou a parceria e apoio dos atacadistas para estes resultados e elencou projetos futuros que estão em estudo voltados para o usuários. Para o diretor da Associação dos Permissionários da Ceasa-Campinas (Assoceasa), Emílio César Fávero, os trabalhos e investimentos representam segurança e motivação para os comerciantes: "Vemos futuro aqui em que a gente pode acreditar", disse. O presidente da Ceasa-Campinas e vice-prefeito, Demétrio Vilagra, falou das principais iniciativas e obras e reiterou a necessidade de modernizar a Central. "O mundo avança, a sociedade avança e nós temos que acompanhar", avaliou.

 

Programa

 

O Programa de Modernização tem, basicamente, três focos: informatizar a Ceasa, executar obras de infraestrutura necessárias para a melhoria do entreposto e traçar um Plano Diretor para planejar o seu crescimento atual e futuro. "O Centro de Apoio que estamos inaugurando é um dos alicerces para os projetos. Teremos uma rede de internet sem fio e de alta velocidade em toda Central, há um Banco de Caixas Plásticas em construção que vai garantir maior higiene e modernizar as embalagens e obras de melhorias como a pavimentação de 100 mil metros quadrados de asfalto", completou Vilagra.

 

O Centro de Apoio fica no Mercado de Hortifrutigranjeiros, tem seis máquinas para serem utilizadas principalmente pelos atacadistas das chamadas pedras, espaços de comercialização dentro da Ceasa que ficam em áreas abertas, sem escritório e, portanto, sem computadores. A Central conta também com um Telecentro no Mercado de Flores, um outro espaço com acesso gratuito a dez computadores e Internet que também tem cursos gratuitos de introdução à informática.

 

Banco de Caixas

 

Numa área inicial de três mil m2 que pode ser expandida para até 12 mil m2, está em construção na Ceasa um Banco de Caixas Plásticas que será o mais moderno do país. O investimento de R$ 3,5 milhões, sem verba pública, vai higienizar, armazenar, locar, vender e fornecer laudo técnico de higiene de caixas plásticas para o comércio na Central. O Banco tem capacidade para lavar até 2.600 caixas por hora, vai gerar 45 empregos e melhorar as condições e embalagem dos produtos gerando menos perdas e maior qualidade, além do ganho ambiental com a substituição das caixas de madeira. O sistema será todo informatizado.

 

Economia e investimentos

 

As ações de informatização da Ceasa reduziram custos de ligações telefônicas em 57%, de manutenção de computadores em 30% e de impressões em 40%. A empresa investiu cerca de R$ 500 mil com 92 estações de trabalho, quatro novos servidores, computadores e notebooks com telas LCD e tecnologia de ponta; implantou a intranet e novas ferramentas e serviços do site, está desenvolvendo uma extranet e um novo software que vai permitir maior controle e facilidade na gestão da alimentação escolar.

 

Processos internos como protocolo, fluxo de caixa e licitações foram todos informatizados. A Central implantou também um novo sistema de telecomunicações. O PABX da empresa passou a utilizar a tecnologia VOIP (Voz sobre Internet Protocol) onde a transmissão da comunicação por telefone ocorre pela internet e interfaces para ligações celulares que utilizam uma empresa com tarifas bem menores. O novo sistema abrange todos os 717 ramais da Ceasa-Campinas.

 

Internet sem fio e banda larga