Ceasa participa da apresentação do Plano Safra 2011/2012

Uma comitiva da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) acompanha nesta sexta-feira, dia 17 de junho, o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, que será feito pela presidente da república, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em Ribeirão Preto (SP). O Plano Safra vai disponibilizar R$ 107,2 bilhões para financiamento da produção agropecuária. O valor é 7,2% maior do que os R$ 100 bilhões disponibilizados na safra que está se encerrando.

O presidente da Ceasa-Campinas, Nivaldo Dóro, participa da cerimônia com o diretor técnico administrativo, Maurilei Pereira e a gerente do Mercado de Flores da Central, Ana Rita Pires Stenico. Dóro acredita que o setor de abastecimento deve estar sintonizado com toda cadeia produtiva. "A Ceasa é o canal de escoamento da produção de milhares de agricultores não apenas da nossa região, mas de todo país e até do exterior. As políticas de abastecimento precisam estar em sintonia com a produção rural", avaliou.

A Ceasa-Campinas tem representantes nas Câmaras Setoriais e Temáticas de flores e de hortifrutis vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estas Câmaras têm por finalidade propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Elas reúnem produtores, consumidores, trabalhadores, entidades e órgãos públicos do setor que representa.

O Plano Safra 2011/2012 prevê incentivos para a produção de alimentos com preservação ambiental e novidades como a garantia de preço mínimo para alguns produtos; mais incentivos ao pequeno e médio produtor e linha de crédito especial para a pecuária.