Ceasa participa da I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) participou, na manhã desta terça-feira, 19 de maio, da 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas. O encontro teve como objetivo ampliar e fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional. O evento aconteceu no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Os debates são preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), marcada para novembro, em Brasília.

O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) é responsável pela Implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, tais como as ações do Programa Prato Cheio, atendendo 5.040 famílias por mês; Projeto Estadual do Leite - Viva Leite, atuando em 50 entidades e dois pontos diferentes, com 3.560 crianças; e Nutrição dos Abrigos Municipais, em 84 pontos da cidade. Respondendo também, pelo Convenio celebrado entre a SMCAIS e Ceasa para gestão e operacionalização do banco Municipal de Alimentos. 

Para o Diretor do Departamento de Segurança Alimentar de Campinas, Domis Vieira Lopes,o apoio recebido pela secretária Janete Valente é fundamental. “Somos muito gratos pelo apoio recebido da Secretária.  Ela está à frente de tudo e estamos junto com ela; o que, para nós, é uma riqueza. Nossa intenção é diminuir a insegurança alimentar do município de Campinas”, afirmou.

Ana Lúcia Romero, responsável pelo projeto Viva Leite, salientou a necessidade de expandir o projeto e colocá-lo em pauta na Conferência. “Sabemos que em Campinas, existem mais crianças para serem atendidas. Gostaríamos de chegar a elas, contando com nossos parceiros”, observou.

“A participação no evento é de extrema importância, pois estamos combatente o desperdício e a insegurança alimentar. Nós atendemos 45 mil pessoas em situação de fome e insegurança alimentar; aumentando essas discussões, podemos ampliar a segurança alimentar do município”, afirmou a coordenadora do Banco Municipal de Alimentos, Bruna Saleh de Angelis.

De acordo com Ana Cláudia Reis, Coordenadoria Setorial de Segurança Alimentar e Nutricional e uma das responsáveis pelo evento, para se pensar em Segurança Alimentar, deve-se, antes de mais nada, pensar em todas as fases da vida, desde o bebe (através do aleitamento materno) até o idoso (alimentação voltada para esta faixa etária). “A I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem como objetivo geral ampliar e fortalecer políticas para a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, bem como elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir de 2016”, disse.

Conferência nacional

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional será promovida entre os dias 3 e 6 de novembro, com a participação dos governos municipais, estaduais e federal, e da sociedade civil.

A 5ª CNSAN deverá contribuir para a construção de um balanço participativo da condição da segurança alimentar no país e também propor ações que promovam avanços na implementação da PNSAN e na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Antes do encontro nacional, prefeituras e governos estaduais promoverão as conferências municipais, regionais ou territoriais e as estaduais. As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 30 de junho. As estaduais até 15 de agosto.

Confira as fotos do evento:

www.flickr.com/photos/123602490@N05/sets/72157653121875655