Ceasa participa de comitê para melhorar qualidade da produção de flores e plantas

DSC00288.JPGA Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) está participando do Comitê Técnico do Programa de Produção Integrada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que vai definir as normas para introduzir o trabalho no setor de flores e plantas ornamentais. A Central sediou uma reunião sobre o tema com produtores rurais de ornamentais no dia 24 de fevereiro e participou de uma missão técnica do Comitê em Petrolina (PE), de 16 a 18 de maio.

 

A gerente do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, Ana Rita Pires Stenico, representou a Ceasa na missão em Petrolina que contou com a participação de representantes do setor de flores e plantas ornamentais de todo país. A finalidade da missão foi conhecer a produção de agricultores daquela região que produzem frutas para o mercado interno e externo e que aderiram ao Programa de Produção Integrada.

 

A Produção Integrada é um sistema que se baseia em práticas de sustentabilidade e de alta tecnologia para garantir a melhoria na qualidade da produção de diversas cadeias produtivas e é coordenado pela Embrapa, órgão do Ministério da Agricultura. O Programa começou em 1997, no setor de frutas e depois se expandiu para as cadeias de grãos, raízes, hortaliças, carnes, leite, mel, plantas medicinais e agora vai ser implantado para flores e ornamentais.

 

Além de garantir a qualidade e competitividade dos produtos agropecuários, o Programa consiste em normas e práticas para valorizar o desenvolvimento humano, garantir a conservação do meio ambiente, melhorar a qualidade de vida dos produtores e das comunidades locais, respeitar a legislação trabalhista e garantir a segurança do trabalhador.

 

As normas são elaboradas por comitês técnicos compostos por entidades públicas e privadas, atuantes na cadeia produtiva. A adesão ao Programa é voluntária e o produtor que optar por este sistema terá que cumprir rigorosamente as regras e práticas estabelecidas por ele.