Ceasa participa de encontro da Abracen e compõe novo Conselho

A Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) elegeu sua nova diretoria em encontro realizado esta semana em Brasília (DF). A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) foi eleita para compor o Conselho Fiscal da entidade.
O recém-empossado Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, participou da abertura do evento. O mandato da nova diretoria com a representação de 15 Ceasas de todo país vai até 2015.
O presidente da Ceasa de São Paulo (Ceagesp), Mário Maurici, será também presidente da Abracen a partir de abril. Eleito por unanimidade pelas Ceasas presentes, ele substitui João Alberto Paixão Lages, que estava à frente da entidade desde 2009 e não se candidatou a reeleição, pois foi convidado a integrar a equipe do Ministério da Agricultura.
O evento em Brasília aconteceu de 19 a 21 de março e debateu os desafios do setor de entrepostos. O diretor da Ceasa Campinas, José Afonso Bittencourt participou do encontro representando o presidente da empresa, Mário Dino Gadioli.
Palestras
Além da eleição, o encontro teve palestras e debates sobre tecnologia da informação em abastecimento, logística e sustentabilidade, com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros, além de dirigentes e técnicos das Ceasas.
O secretário geral da Comissão de Administração do Mercado Modelo do Uruguai, Marcelo Amado, e o analista de sistemas da Agropec, José Carlos Silva Neto, ministraram palestra sobre “Tecnologia da Informação em Mercados de Abastecimento”.
 “Logística da Cadeia de Suprimentos” foi o tema da apresentação do diretor internacional da rede espanhola de abastecimento Mercasa, Manuel Estrada, e do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Paulo Protássio.
Os participantes contaram ainda com uma palestra sobre “Sustentabilidade e Fontes de Energias Alternativas” que foi ministrada pelo diretor do Mercado Atacadista Lo Valledor do Chile, Gonzalo Bravo, e pelo presidente da Neolux da Espanha, José Ferreño Lopes.