Ceasa participa de encontro latino americano de abastecimento

Ceasa participa de encontro latino americano de abastecimento

O vice-prefeito de Campinas e presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Demétrio Vilagra, participa nesta sexta-feira e no sábado, dias 26 e 27 de março, do Encontro da Federação Latino-americana de Abastecimento (Flama), nas cidades de Contagem e Belo Horizonte, em Minas Gerais. O evento reúne representantes de Ceasas de 18 estados brasileiros, além de dirigentes vindos da Argentina, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica e Espanha.

Promovido pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), o objetivo do evento é debater os principais desafios do setor, infraestrutura, ações de segurança alimentar e legislação específica do setor. "É muito importante o intercâmbio de projetos desenvolvidos na América Latina. Queremos colaborar com o debate com nossa experiência em Campinas seja na melhoria dos padrões de embalagem, com o serviço do Banco de Caixas Plásticas que implantamos, e também nas ações de segurança alimentar e ambientais que desenvolvemos", avaliou Vilagra.

O Encontro terá palestras, apresentações, debates e uma visita técnica ao entreposto de Contagem da CeasaMinas. Além de dirigentes das Ceasas, participam técnicos, empresários, produtores rurais e demais públicos de interesse na área dos países latino-americanos.

Ceasas

A Abracen possui 26 Ceasas filiadas, que comercializam aproximadamente R$ 17 bilhões anualmente, e ofertam 17 milhões de toneladas de produtos. As Ceasas filiadas congregam cerca de 10 mil empresas estabelecidas, que geram cerca de 200 mil empregos diretos.

A Ceasa-Campinas é o quarto maior entreposto do país, que opera desde 1975 e movimenta R$ 90 milhões por mês de hortigranjeiros, flores e plantas. Abastece mais de 500 municípios gera 5,3 mil empregos diretos, 20 mil indiretos, além de garantir milhares de postos de trabalho no campo. Funciona na central campineira o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. A empresa recebe uma média de 15 mil pessoas por dia, conta com 943 atacadistas e 1.345 pontos de venda com a variedade completa de hortaliças e plantas, além de pescados e produtos para decoração e paisagismo.