Ceasa participa de eventos no Dia Mundial da Alimentação

oba1.jpgO vice-prefeito de Campinas e presidente da Ceasa-Campinas participou nesta sexta-feira, 16 de outubro, de dois eventos e de um debate em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. A data marca a criação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e é lembrada em mais de 150 países - entre eles o Brasil - para refletir e fomentar ações de segurança alimentar, já que em todo o mundo, cerca de um bilhão de pessoas passam fome. 

Pela manhã, o vice-prefeito esteve na Unicamp para a abertura do seminário "A Ciência a Serviço da Erradicação da Fome", organizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Ele fez um balanço da situação da fome no mundo, dos avanços que conseguimos no Brasil - reconhecidos em nível internacional, das políticas de segurança alimentar da Prefeitura de Campinas e da Ceasa e falou das perspectivas que temos no país com os investimentos previstos em educação e tecnologia pelo Fundo Social criado proposto na criação do marco regulatório do Pré-Sal. "Investir em educação, ciência e tecnologia faz toda a diferença para o crescimento de uma nação e o combate à pobreza. E a tecnologia hoje é um carimbo para a independência e a superação de problemas sociais", analisou Vilagra.

Também participaram do Seminário a diretora da FEA e organizadora do seminário, a professora doutora Gláucia Maria Pastore; o diretor da FEA, professor doutor Vivaldo Silveira Júnior, o vereador Thiago Ferrari, o professor doutor Enrique Ortega Rodríguez, a pós-doutoranda, professora doutora Beatriz Jansen Ferreira e a diretora da FEA professora doutora Márcia Maria Strazzacappa.

 

A coordenadora do Banco de Alimentos da Ceasa, Elizabeth Chaves, proferiu uma palestra falando da experiência do Banco na política de segurança alimentar de Campinas.  O evento também contou com palestras sobre "A Produção Sustentável de Alimentos em um Planeta Cada Vez mais quente e Degradado", "A Escolha de Alimentos como Estratégia de Promoção de Saúde" e  "Ética Cidadã e Desenvolvimento Sustentável: A Contribuição da Academia".

 

Prefeitura

oba2.jpgDurante a tarde Vilagra participou de um evento no Salão Vermelho da Prefeitura que abriu a Semana da Alimentação Saudável, ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação quando várias escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal intensificarão as atividades desenvolvidas nas unidades escolares que envolvam a educação alimentar com os alunos.

Ele lembrou que em Campinas há 200 mil pessoas com algum grau de insegurança alimentar e que para combater esse quadro, a Prefeitura possui programas de segurança alimentar que atuam diretamente, com a distribuição de alimentos como o Banco de Alimentos e o Programa de Alimentação Escolar e indireto, com a transferência de renda e geração de trabalho e renda. "Graças a este trabalho em 2008 foram atendidos por programas de doação de alimentos mais de 70 mil pessoas", informou.  

Para o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, não basta comer; é preciso comer bem, com alimentos nutritivos, e para isso acontecer, a educação alimentar é essencial, e começa na escola. "O combate à fome e a conscientização sobre como comer bem exige esforço e vontade política. "O problema não é a falta de alimento, mas o acesso a ele. Para atacarmos o problema é preciso a contribuição individual e institucional que podemos oferecer", finalizou.  

oba3.jpgApós a abertura oficial do evento, a professora doutora da Faculdade de Eng