Ceasa participa de inauguração de Centro de Educação Infantil

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) participou da inauguração do Centro de Educação Infantil Governador Eduardo Henrique Accioly Campos no último sábado, 11 de abril, no bairro Vila Esperança. Com um investimento de R$ 2,4 milhões, o complexo atenderá 300 crianças, com idades de 0 a 5 anos e 11 meses.

Segundo a gerente do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), o foco do projeto será a alimentação de crianças a partir dos 6 meses. “Nós acompanhamos e verificamos os cardápios oferecidos. Incentivamos as mães a continuar amamentando, mas se a mãe não tem essa possibilidade, oferecemos um cardápio adaptado a essa faixa etária”.

Para a líder do bairro Sueli de Godoi, a ação vai ao encontro das necessidades dos moradores que esperavam pela execução das obras há 15 anos. “Eu moro aqui há 18 anos. Há 15 anos este projeto está na gaveta. Estamos muito felizes, muitas mães não tinham onde deixar seus filhos, agora tem”.  

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.

230 mil refeições por dia

Diariamente a Ceasa distribui cerca de 100 toneladas de produtos para garantir as mais de 230 mil refeições servidas diariamente na merenda. O Programa atende em torno de 570 unidades escolares da cidade - escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.

Alimentação saudável

A prioridade do Programa de Alimentação Escolar de Campinas é uma alimentação saudável. Por isso, investe muito em educação nutricional e na qualidade das refeições.

Há mais de 15 tipos de cardápio planejados por uma equipe de nutricionistas que são elaborados de acordo com o tipo de unidade e faixa etária: ensino infantil, fundamental, educação de jovens e adultos, entidade. As refeições são completas, com arroz, feijão, carne, legumes, salada, suco natural e sempre uma fruta de sobremesa.

Na alimentação escolar da cidade há produtos integrais e de pequenos produtores rurais - alguns deles orgânicos, sem uso de agrotóxicos. Não há frituras, nem produtos formulados nos menus e é servida uma grande variedade e quantidade de hortifrútis. Por meio de treinamentos e da formulação das receitas, o Programa investe no controle do uso de sal, açúcar e gordura no cardápio. O açúcar foi excluído das preparações do cardápio das crianças menores de 1 ano de idade.