Ceasa participa de lançamento de campanha de incentivo ao consumo de hortifrútis

A Ceasa Campinas participou do lançamento da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras do entreposto de Brasília, DF. O coordenador, Gabriel Caetano, representou a empresa no evento que aconteceu no dia 26 de setembro, na Ceasa Brasília.
Segue o relato do coordenador sobre o evento.
“A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário de Agricultura, Lúcio Valadão; do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Distrito Federal, Marcelo Piccin; do presidente da Ceasa Brasília, Wilder Santos; da consultora do Ministério da Saúde, Lorena Mello; do presidente da Associação dos Empresários da Ceasa-DF, Marcos Boschinni; da superintendente em exercício de Abastecimento Social da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Diraci Betonia; da coordenadora geral de Educação Alimentar Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Janine Coutinho; do representante do vice-governador do Distrito Federal, Antenor Júnior e do deputado distrital, Joe Valle.
O intuito da campanha iniciada é sensibilizar, orientar e conscientizar os agentes de abastecimento das Ceasas do Brasil e a população em geral sobre a importância da alimentação saudável e a segurança alimentar.
Conforme Wilder Santos, presidente da Ceasa-DF, o movimento foi iniciado em 2012 através da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) comprometendo-se com todas as Ceasa do Brasil para participação na campanha, incentivando o aumento do consumo do FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Conab, etc. A campanha iniciada na CEASA/DF vai se estender por todas as ceasas nacionais e já tem uma agenda definida para outubro: no dia 2 vai ser iniciada no Rio Grande do Sul, no dia 16 em Recife e no dia 17 na Paraíba.
O primeiro momento da campanha na Ceasa-DF é orientar a todos sobre os benefícios da segurança alimentar, propondo o uso limitado de caixas de madeira conforme a legislação vigente, proibindo a entrada, saída, comercialização e armazenagem dessas caixas, começando pelos produtores de banana e se estendendo aos demais. Também orientar a higienização mais efetiva das caixas plásticas, assegurando a qualidade dos produtos, diminuído as perdas e redução de custos, promovendo a responsabilidade sócia ambiental e prevenindo a contaminação cruzada. O segundo momento da programação será mais no campo educativo, através do programa de AgroQualidade criado na Ceasa-DF com o objetivo de disponibilizar para a população, produtos seguros e de qualidade, contribuindo para promoção da segurança alimentar, justificando no dia a dia a carência na rotulagem e embalagens padronizadas, falta de rastreabilidade, caixas contaminadas e presença de resíduos de agrotóxicos. 
Com a AgroQualidade a Ceasa-DF fomenta a classificação dos produtos comercializados, padronização de embalagens, rotulagem e rastreabilidade, higienização de caixas plásticas, monitoração no uso de agrotóxico em conjunto com o Ministério da Agricultura e gerenciamento dos resíduos sólidos. O resultado esperado é atrelar o conceito de qualidade à imagem da CEASA no momento da comercialização dos produtos.
Segundo Lorena Mello, consultora do Ministério da Saúde, a campanha de Incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes nas ceasas brasileiras tem como objetivo aumentar o consumo desses produtos, baseando-se nos dados da ONU, onde mais de 12% da população mundial esta acima do peso considerado ideal. No Brasil esse número assusta ainda mais: 50% da população esta com excesso de peso. Essa preocupação se faz necessária, pois 72% das fatalidades são ocasionadas por doenças crônicas provenientes do peso acima do recomendado, isso ocorre devido ao aumento acentuado do consumo dos produtos industrializados em detrimento ao consumo do FLV.
No Brasil, apenas 18% da população segue as recomendações da ONU que estabelece o consumo diário de 400 gramas de frutas, legumes e verduras. A campanha conta com o apoio das Centrais de Distribuição por ser um local estratégico no escoamento dos produtos Hortigranjeiros por produtores e permissionários, pois o espaço tem potencial para ações de educação alimentar e nutricional. Atualmente existem 77 entrepostos distribuídos através das 22 unidades federativas, onde em 2011 foram comercializados 500 milhões de toneladas de FLV. O objetivo é desenvolver ações de educação alimentar e nutricional com base no contexto do direito da alimentação saudável, adequada e da segurança alimentar/nutricional. A campanha será feita em duas fases. Na primeira fase a campanha quer estimular os agentes de abastecimento (concessionários, permissionários, produtores, etc.) a ofertar o consumo de FLV seguros e com qualidade. Toda campanha tem sua adesão voluntária e já conta com 41 ceasas. Os agentes têm papel importante nessa campanha, afinal através deles é que as FLVs são distribuídas/comercializadas e deles é que devemos cobrar/conscientizar a qualidade, identificação, embalagens adequadas, transporte, armazenamento e condicionamento adequado dos produtos, visando à redução drástica do desperdício, caso exista sobra e for possível, realizar a doação para um Banco de Alimentos.