Ceasa participa de missa de Corpus Christi

O sangue o corpo de cristo uniu uma multidão de pessoas, na manhã da última quinta-feira, 19 de junho, na tradicional procissão de Corpus Christi. A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), participou da missa que foi celebrada pelo Arcebispo d. Airton José dos Santos, na estação Cultura, e emocionou inúmeros fiéis.
O dia de Corpus Christi é celebrado mundialmente, em alusão à quinta-feira santa, quando se deu a instituição da eucaristia durante a última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.
Para a comunidade religiosa, o evento é uma “festa de guarda”, dedicada ao testemunho, adoração e veneração à Santíssima Eucaristia. Segundo o motorista Osmar Berlamino, o Corpus Christi é um dia santo, em que os irmãos vivenciam o amor de Cristo. ”É um dia muito importante para todo o cristão porque celebramos o corpo e o sangue de Cristo. Todos os anos eu venho assistir a missa”, comentou.
De acordo com o auxiliar de enfermagem, José Marcos Prado, a comunhão, para os católicos, é o alimento da vida espiritual. “A eucaristia nos leva a viver em amor com Cristo e com nossos irmãos. Celebramos o corpo de cristo, pentecostes, a renovação da igreja, vida nova. Sempre frequento a missa”.
Sobre a celebração
Após a missa, os fiéis saíram em procissão até a Praça da Catedral Metropolitana, onde d. Airton deu a bênção do Santíssimo Sacramento. A caminhada percorreu as avenidas Andrade Neves, Dr. Campos Sales e Francisco Glicério.
Tradicionalmente, os fiéis, em homenagem a Santíssima Trindade, realizam pinturas nos solos por onde a procissão passou, utilizando materiais como serragem, pó de café, farinha de trigo, areia colorida e materiais recicláveis. As figuras representam a hóstia e o vinho, que refletem o corpo e o sangue de Jesus.
Mais de 8 mil pessoas compareceram á celebração. Autoridades como a deputada estadual Célia Leão, o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Campos Filho; o vereador Luís Carlos Rossini; a representante da Ceasa, Jurema Valamede entre outros estiveram presentes.