Ceasa participa de projeto de educação ambiental

Haverá também uma discussão conjunta, chamada de Roda de Partilha, com o objetivo de apresentar propostas para colocar em prática o que foi desenvolvido durante o o curso e transmitir estas idéias à comunidade. A Ceasa-Campinas participa do projeto e terá entre os formandos o funcionário Francisco José Ricchini Lopes, engenheiro agrônomo, responsável pelo desenvolvimento do projeto social Hortas Comunitárias.

O Simpósio que formalizará o fim deste primeiro trabalho do Coeduca foi denominado &quotSustentando Idéias e Ações&quot, ocorre das 8h às 17h, na Estação Guanabara, localizada à rua Mário Siqueira, sem número, no Jardim Guanabara, em Campinas). O evento é aberto à participação dos interessados e marca o início da nova fase do projeto quando os educadores trabalharão com a sociedade para desenvolver trabalhos ambientais.

João Siqueira, Coordenador de Educação Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) e um dos responsáveis pelo projeto, explica que &quotos participantes estão encerrando a etapa de formação, porém permanecerão em aprendizado contínuo, processo que definimos como PAP - Pessoas que Aprendem Participando&quot, disse.

Coeduca

O Coeduca foi criado por iniciativa do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) com o objetivo de formar educadores ambientais para o município. O projeto contribui para a educação e conscientização da comunidade, incentivando a discussão de temas ambientais e a formação especializada na área. Além da Prefeitura de Campinas, por meio da Seplama, estão envolvidos no trabalho o Ministério do Meio Ambiente, as sub-prefeituras de Sousas e Joaquim Egídio, a Sanasa e a Ceasa Campinas. Contribuem como parceiros a Unicamp, a Fundação José Pedro de Oliveira - responsável pela Mata de Santa Genebra, as organizações não-governamentais GAIA, Sonha Barão, ACMLC e Jaguatibaia, e a escola Arquimedes.