Ceasa participa de reunião da Abracen

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), através do diretor técnico operacional, Claudinei Barbosa e do gerente de varejo, Elton Tamilheiro, esteve presente no encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), que aconteceu na última quinta-feira, dia 14 de agosto, em Brasília.
 
O objetivo da reunião, que acontece trimestralmente, é discutir pautas importantes para os associados. Segundo o diretor técnico operacional, Claudinei Barbosa, dentre os assuntos abordados, dois tópicos foram de grande relevância. O Congresso WUWM, que será sediado em Campinas e o lançamento do Manual de Boas Práticas merecem destaque. “Ratificamos o convite da WUWM a todas as Ceasa, bem como lançamos o Guia de Boas Práticas, que será opcionalmente colocado em prática”, comentou o diretor.
 
A Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen) foi criada em 1987 para servir um com um sistema que une as diversas Ceasas do Brasil, substituindo o Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac), extinto em 1988. É filiada à World Union of Wholesale Markets (WUWM) e à Federação Latino-americana de Mercados de Abastecimento (FLAMA).
 
Atualmente conta com 29 associados e trabalha para otimizar os serviços prestados pelas Centrais, divulgar e promover o mercado hortigranjeiro e incentivar uma alimentação mais saudável por meio do consumo de frutas, legumes e verduras. O próximo encontro está programada para novembro deste ano, em Fortaleza.
 
Sobre a Ceasa Campinas
A Ceasa Campinas abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e um varejão. Os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
 
Dentro da Central funcionam três ações de segurança alimentar que distribuem de graça em torno de 6 milhões de quilos de alimentos por ano e beneficiam mais de 70 mil pessoas. Elas garantem o direito ao acesso à alimentação e ainda combatem o desperdício de alimentos. São elas: Banco de Alimentos, ISA (Instituto de Solidariedade) e Alimentação Escolar.
 
A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. O modelo é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento público, com foco na segurança alimentar.