Ceasa participa de roteiro de projeto ambiental

visita ambiental3a.jpgFormar multiplicadores ambientais entre crianças e jovens. Com esta proposta o projeto Guardiões da Natureza, das secretarias municipais de Habitação e de Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas, escolheram a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) como um dos roteiros para as visitas monitoradas que fazem parte das atividades do programa.

 

Esta semana um grupo de 25 crianças do projeto, com idades entre 6 e 14 anos, participou, na quinta-feira, 29 de abril, de um passeio pela Central para conhecer melhor como funciona um entreposto que além do comércio de hortifrutis e flores, também desenvolve diversas ações sociais, de segurança alimentar e ambientais. Elas são atendidas pelo Núcleo da Vila Nogueira, uma entidade que acolhe os menores com atividades de música, esportes e cultura no horário oposto ao escolar, para que não fiquem na rua.

 

As crianças foram recebidas para uma apresentação sobre a Ceasa no auditório da empresa e depois visitaram o Banco de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação - que funcionam dentro da Central e atendem 75 mil pessoas com doações de alimentos. Passaram pelo Mercado de Hortifrutigranjeiros e se encantaram com o Banco de Caixas Plásticas - serviço recém-inaugurado para melhorar a qualidade das embalagens de frutas, verduras e legumes.

 

O grupo conheceu também o trabalho de reaproveitamento do lixo da Ceasa - que gera trabalho e renda a cerca de 20 membros de uma Cooperativa e transforma os resíduos orgânicos em adubo - e o Mercado de Flores. Visitaram ainda o Telecentro Primavera, unidade de inclusão digital do Programa Jovem.com. As crianças receberam frutas, folhetos com brincadeiras educativas para desenvolverem nas aulas e uma publicação com alimentos de época e receitas nutritivas e com bom aproveitamento de alimentos para levarem a suas famílias.visita ambiental4a.jpg

 

"Aprendi como é importante não desperdiçar os alimentos porque tem muita gente no mundo precisando. O que eu mais gostei foi das flores, e muito bonito", avaliou no final da visita o pequeno Murilo Robson Monteiro Martins, de 6 anos. Sua irmã mais velha, Maysa Vitória Monteiro Martins, com 9 anos, se entusiasmou com o que viu nas ações ambientais. "Achei muito legal reaproveitar os restos das coisas, não jogar fora. E também o trabalho que ensina a plantar hortas e cuidar do planeta", disse.

 

O técnico ambiental que coordenada o projeto Guardiões da Natureza, Márcio Cristian Ferreira, explicou que o programa oferece palestras, oficinas e visitas monitoradas a cerca de 300 crianças de nove bairros de Campinas. O Guardiões é uma das contrapartidas do município para o recebimento de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. As crianças da Vila Nogueira que visitaram a Ceasa moram numa área que está sendo beneficiada por obras do PAC de habitação, saneamento, entre outras de recuperação das margens do Ribeirão Anhumas.