Ceasa participa de seminário sobre temas atuais do Direito Ambiental

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) participou do II Seminário Direito Ambiental e Licenciamento promovido pela Fundação José Pedro de Oliveira, em parceria com a Escola Paulista da Magistratura, na última sexta-feira, 23, no auditório da Cidade Judiciária.

Durante o encontro, os presentes discutiram temas atuais como os desafios à preservação do meio ambiente em meio à sociedade de risco, a recente crise hídrica regional, o novo marco regulatório da mineração entre outros.

Entre os painéis, foi discutido o "Direito Ambiental e Licenciamento: perspectivas e desafios na sociedade de risco", palestra ministrada pelo Desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho (membro da Câmara Especial de Meio Ambiente do TJ/SP).

Segundo Marco Antônio da Silva, assessor da Ceasa presente ao evento, o licenciamento ambiental serve para nortear limites legais para executar empreendimentos. "É fundamental o licenciamento ambiental. No caso da Ceasa Campinas, é muito importante porque estamos dentro do limite da faixa imposta pela mata Santa Genebra”. Outro assunto muito discutido, segundo Silva, foi a escassez hídrica.

Para mediar as palestras e debates, participaram o Diretor da Cidade Judiciária de Campinas, Juiz de Direito Luiz Alves Torrano; a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Andrea Struchel; a representante do ICMBio Ofélia Willmersdorf e o Juiz de Direito e Coordenador Regional da EPM Renato Siqueira de Pretto.

 

 Gestão de resíduos: trabalho, renda e benefício ao meio ambiente
A Ceasa Campinas tem um trabalho de Gestão de Resíduos para reaproveitar as mais de 800 toneladas de lixo geradas pelas atividades da Central.
São três ações principais.
•      A coleta seletiva de materiais recicláveis - como plástico, papel vidro e metal - que é realizada por uma Cooperativa, a Unidos na Vitória. A madeira descartada também é recolhida pela Ceasa e aproveitada pelos cooperados. A Cooperativa funciona dentro da Ceasa e garante trabalho e renda a cerca de 20 famílias.
•      A educação ambiental junto à comunidade da Ceasa, com faixas e panfletos, orientações.
•      A preparação da compostagem, prevista para ocorrer em área pública em breve
 
Resultados
Em 2006 - quando foi iniciado o trabalho de gestão de resíduos - todo o lixo orgânico e a madeira eram enterrados e somente 17 toneladas de resíduos recicláveis eram reaproveitados pela Cooperativa que tinha 9 pessoas.
Atualmente a Cooperativa conta com cerca de 20 pessoas, são recolhidas e reaproveitas quase 40 toneladas de recicláveis e mais 45 de madeira e o lixo orgânico pode ser reaproveitado.
Prêmio
Este trabalho de gestão de resíduos da Ceasa Campinas já foi um dos ganhadores do prêmio de responsabilidade ambiental do município promovido pelas empresas Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e Sanasa. O trabalho de resíduos na Ceasa e a Cooperativa contam com o apoio da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assoceasa).