Ceasa participa do 3º Abracen, em Vitória

 A Ceasa-Campinas participou do 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) realizado nos dias 17 a 19 de julho, em Vitória, Espírito Santo. O encontro reuniu representantes de todas as ceasas do Brasil para discutir o cenário do abastecimento alimentar.

Pela primeira vez no encontro, o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli, destacou a importância do encontro que possibilitou a discussão de temas como as boas práticas no serviço de alimentação, as ceasas na lógica das necessidades de infraestrutura para as redes de supermercados e o que fazer para continuar garantindo a segurança alimentar do brasileiro, entre outros. “O evento foi muito bom para trocar experiências e discutir temas relacionados a distribuição, infraestrutura e desafios das ceasas”, explicou Gadioli.

Gadioli fez uma apresentação sobre a Ceasa-Campinas mostrando que a produção consegue atender as demandas com qualidade. Com 38 anos de existência, a empresa da administração indireta da Prefeitura de Campinas se destaca no cenário nacional do abastecimento alimentar ocupando a posição de 4º maior entreposto do Brasil.

No encontro também foi proposta a modernização das ceasas com portarias eletrônicas, segurança com câmeras em todo o perímetro, serviço de wifi e de QR Codes, que é uma espécie de código de barras em duas dimensões que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. No supermercado, por exemplo, o símbolo colocado nas embalagens dos alimentos mostra para o consumidor a origem das carnes, verduras e legumes que são vendidos.

A proposta de um Banco de Caixas Plásticas nas Ceasas também foi um dos temas para modernizar e melhorar o acondicionamento e transporte dos hortifrutis para evitar perdas e contaminação dos produtos garantindo maior qualidade. Outra proposta é idealizar o Selo Ceasa para certificar os produtos de qualidade e preço justo. “Este evento é muito importante para nós, porque reunimos especialidades para propor soluções e discutir temas que beneficiam produtores rurais, atacadistas, varejistas e também o consumidor final”, disse Gadioli.

Encontro mundial

Gadioli disse que o próximo encontro nacional da Abracen deve ser realizado em Campinas nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. A cidade, segundo ele, também está cotada para sediar o encontro mundial em 2015. O presidente apresentou em Vitória o case de sucesso do Varejão FLV (Frutas, Verduras e Legumes), inaugurado no começo do mês de julho.

A iniciativa também faz parte de uma campanha nacional de incentivo ao consumo de hortifrútis promovida pelas ceasas do país junto com outros órgãos. “Nosso principal objetivo é com a saúde das pessoas. Queremos facilitar o acesso e incentivar a população a consumir mais frutas, verduras e legumes”, considerou Gadioli.

O consu