Ceasa participa do Sustentar com oficina de alimentação e exposição de trabalhos ambientais

Conhecer as propriedades nutricionais de hortifrutis, fazer e degustar uma salada de frutas com cereais e usar as sobras para compostagem, processo que transforme resíduos orgânicos em adubo. Este é o programa da oficina "Saberes e Sabores: Bom para Você e para o Meio Ambiente" que a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) vai oferecer dentro da Programação do Projeto Sustentar que começa nesta quarta-feira, 25 de agosto, na Lagoa do Taquaral. O trabalho será realizado em conjunto com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Habitação. A Central também vai expor no evento seus trabalhos ambientais por meio de painéis. 

 

A oficina alimentar acontece nos dias 25 e 27 de agosto, às 14h30, numa das salas do Pavilhão Geração Sustentar. As atividades vão ser conduzidas pela nutricionista Cláudia Botelho Zabotto e pelo técnico ambiental Márcio Cristian Ferreira. A nutricionista vai mostrar a importância das hortaliças e frutas para uma alimentação saudável e fazer uma salada de frutas e cereais com as crianças. Com as sobras e cascas das frutas, os participantes vão fazer uma composteira - sob orientação do técnico ambiental - ou seja, vão conhecer como se faz adubo com sobras de orgânicos.

 

As 60 crianças que vão participar da Oficina são do Programa Guardiões da Natureza, da Prefeitura, que oferece palestras, oficinas e visitas monitoradas a cerca de 300 crianças de nove bairros de Campinas com populações em situação de vulnerabilidade social. O Guardiões é uma das contrapartidas do município para o recebimento de verbas do governo federal para programas de habitação.

 

Reaproveitamento do lixo e hortas comunitárias

 

Além da Oficina, a Ceasa vai mostrar suas atividades na área ambiental por meio de painéis que estarão expostos no Sustentar. A Central é uma das poucas do país - entre as mais de 25 ceasas existentes - a dar um destino sustentável ao seu lixo. A empresa tem um programa que reaproveita tanto os resíduos recicláveis como os orgânicos. As cerca de 800 toneladas de lixo geradas dentro da Ceasa eram enterradas no aterro sanitário ampliando os danos ambientais. Hoje, geram trabalho e renda a cerca de 20 famílias que sobrevivem da coleta seletiva de plástico, papel, vidro e metal da Central. Os resíduos orgânicos também começaram a ser reaproveitados e transformados em adubo por meio da Usina de Compostagem que funciona no aterro sanitário Delta.

 

Em outro painel, a Ceasa vai expor o Programa Municipal de Hortas Comunitárias que tem por objetivo incentivar a criação de hortas de caráter comunitário em escolas, entidades assistenciais, ONGs e bairros. A Ceasa atua no Programa junto com secretarias e órgãos da Prefeitura. O trabalho ajuda a gerar trabalho e renda, contribui com uma alimentação mais saudável, é uma ferramenta pedagógica e de educação alimentar nas escolas e oferece apoio terapêutico para portadores de deficiência e de HIV, dependentes químicos e outros. O Programa distribui uma média de 8 mil mudas de hortaliças por mês e já implantou mais de 45 hortas na cidade. As mudas são produzidas nas estufas de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanasa e conta com mão de obra de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Este ano um convênio entre a Prefeitura e o Incra vai destinar R$ 2,4 mil para implantar um mil hortas na cidade.

 

Serviço

 

A terceira edição do Projeto Sustentar acontece de 25 a 29 de agosto, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas/SP. É um evento internacional sobre sustentabilidade com atividades, palestras e debates; apresentação de trabalhos desenvolvidos pela sociedade civil e governo; além de exposições, cursos e outros sobre temas como educação, construção civil, gastronomia, etc. O Sustentar 2010 é uma realização da Prefeitura de Campinas, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) e Abmaior - Consultoria Ambiental. São correalizadores a Anhanguera Educacional, Grupo Polis Educacional, Universidade São Francisco, PUC-Campinas, Sesc Campinas, Embrapa Pantanal, Colsol Aquecedores, Agência Nacional das Águas - ANA, e Fundação José Pedro de Oliveira.

Mais informações podem ser obtidas no site www.institutosustentar.com.br ou pelo telefone (19) 4003-2043.