Ceasa prestigia cerimonia de conclusão das obras da fachada da Catedral Metropolitana

O diretor-presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Mário Dino Gadioli, prestigiou a cerimônia de conclusão da obra da fachada da Catedral Metropolitana de Campinas que aconteceu na manhã da última sexta-feira, 03 de julho.

A igreja começou a ser construída em 1807. O seu interior, em estilo barroco baiano (sem douração) conta com um requintado trabalho de talha de madeira, realizado pelos entalhadores Vitoriano dos Anjos Figueiroa e Bernardino de Sena Reis e Almeida.

É tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC). O edifício é tido como o maior no mundo construído em taipa de pilão, com seus 4.000 m²,5 e também um dos mais altos.

A catedral conta, também, com um Órgão (instrumento musical) construído por Aristide Cavaillé-Coll,organeiro francês, em 1883. É um instrumento de tração mecânica, de 16 registros, com 2 manuais (de 56 teclas cada) e pedaleira (de 30 teclas). Foi reformado entre 1885 e 1886 por Antônio Carlos Sampaio Peixoto.

O evento aconteceu na Associação Comercial de Campinas (ACIC) e contou com a participaram de autoridades e convidados.