Ceasa promove treinamento de cozinheiras de entidades e naves-mãe

A Ceasa-Campinas e a Secretaria Municipal de Educação realizam nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de outubro, um treinamento com 60 cozinheiras das naves-mãe e de entidades assistenciais que são atendidas pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar.  O curso também será oferecido em novembro, em data a ser definida, para as outras 66 profissionais destas unidades. Com parceria da Faculdade de Nutrição da PUC Campinas, o treinamento acontece, das 8h30 às 16h30, no auditório Emílio José Salim do Campus II da universidade.

 

Segundo a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Priscila Tassi, será o segundo curso das profissionais das 39 entidades, que passaram a integrar o Programa no ano passado, e o primeiro para as cozinheiras das dez naves-mães, creches que atendem um grande número de crianças e também desenvolvem ações para as mães. "Nosso objetivo é profissionalizar e dar cada vez mais qualidade e segurança no atendimento destas unidades que até então não contavam com treinamento profissional e que são responsáveis por atender mais de cinco mil alunos", explica a coordenadora.

 

As cozinheiras vão conhecer as normas e procedimentos para higiene e manipulação de alimentos, utensílios, equipamentos e ambiente; refletir sobre o papel da cozinheira como agente educador e ainda terão aula prática de técnicas dietéticas no Laboratório de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição da PUC. Participam do treinamento quatro estagiárias do quarto ano do curso de nutrição da Universidade e a orientadora pedagógica Paulina Pimenta, da Creche Madre Anastácia, uma das entidades que passaram a receber a merenda escolar.

 

O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas atende cerca de 159 mil alunos em 407 escolas municipais e estaduais, 150 salas de educação de jovens e adultos (EJAs) e 39 entidades assistenciais. Por exigência do contrato da Ceasa com as empresas que prestam serviço de mão-de-obra de cozinha EB Serviços e Base Alimentação Escolar, todas as cozinheiras das escolas e das EJAs passam por curso de reciclagem duas vezes por ano.