"A CEASA que queremos" Por Wander Villalba

Confira o artigo "A Ceasa que queremos", do presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, publicado na edição de hoje do jornal Correio Popular. 

 

"A Ceasa Campinas completou, no mês de março, 42 anos de existência. Ao longo dessas mais de quatro décadas, a empresa cresceu e tornou-se um dos maiores entrepostos de hortifrutigranjeiros do País, além de possuir o maior mercado de flores e plantas ornamentais da América Latina. Tamanho desenvolvimento faz da empresa de economia mista um verdadeiro patrimônio de Campinas e dos campineiros.

Não bastasse isso, a Ceasa – em parceria com o Município e com os comerciantes (permissionários) – também se transformou numa referência nacional na área da segurança alimentar, abrigando importantes e premiados programas sociais, como a Alimentação Escolar, o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) – que, juntos, atendem milhares de alunos da rede de ensino, famílias carentes e entidades assistenciais de Campinas.

Esses programas são um orgulho não só para a empresa, mas para toda a cidade, pois elevam o nome de nosso município e dão à Ceasa Campinas uma dimensão social única dentre todos os entrepostos do País.

Nessa perspectiva, a nova gestão da Ceasa Campinas - que assumiu o comando em janeiro deste ano, sob orientação do prefeito Jonas Donizette – tem pela frente alguns desafios e metas para fazer com que a empresa continue a trilhar o caminho do crescimento sustentável. Eficiência na gestão, fortalecimento dos programas sociais e melhorias na logística são algumas medidas prioritárias, que vão balizar nosso trabalho nos próximos meses.  

Entre os desafios num mercado complexo e em permanente evolução, estão a reestruturação física das instalações do entreposto, a necessidade de ampliação da oferta de produtos e serviços e a renovação e investimento no aperfeiçoamento da mão de obra de colaboradores. É preciso, ainda, fortalecer a Ceasa Campinas como agente indutor de políticas regionais de abastecimento alimentar.

Outra medida necessária é a busca de uma aproximação cada vez maior entre a Ceasa e a sociedade, estabelecendo parcerias com institutos, universidades e centros de ensino visando o aprimoramento tecnológico e profissional, além da ampliação da gama de serviços para além dos muros da empresa, com novas parcerias estratégicas nas áreas de hotelaria, restaurantes, alimentação coletiva, dentre outras.

Como vemos, há muito trabalho pela frente, mas também muita disposição para colocar em prática todos esses projetos que visam fazer uma Ceasa cada vez melhor e mais voltada ao atendimento público de qualidade e à responsabilidade social.

Essa é a Ceasa Campinas que queremos: uma empresa pública eficiente, moderna e que tenha como norte a busca incessante de soluções diferenciadas para o abastecimento e a segurança alimentar.

 

Wander Villalba é diretor-presidente da Ceasa Campinas."