Ceasa realiza campanha de esclarecimento sobre influenza

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) organizou palestra na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, dentro da programação que marca o ciclo de encontros organizado pelo recursos humanos da empresa par ao ano de 2014.
O evento aconteceu no auditório da Central e reuniu colaboradores e interessados no tema. A palestrante foi A enfermeira Milene Martins.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das via respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por essas secreções pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Segundo Milene, é importante esclarecer que as manifestações clínicas envolvendo o trato respiratório muitas vezes são causadas por outros tipos de vírus como o do resfriado comum. “A circulação desses vírus também é frequente durante o período de circulação do vírus influenza (inverno) e não são prevenidos pela vacina, uma vez que é específica para as cepas do vírus influenza incluídos na sua composição”, esclarece a enfermeira.
Público Alvo
A vacinação dos grupos prioritários é uma estratégia de prevenção, contribuindo para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.
 O público alvo da vacinação compreende: crianças de 6 meses até 5 anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós parto; pessoas com doenças crônicas, indígenas, privados de liberdade e funcionários de instituições e pessoas com 60 anos ou mais.
Mito da vacina
Com relação às pessoas que tomam a vacina e contraem a gripe após a vacinação, a enfermeira esclarece que isso é mito. “Fica claro que a pessoa poderia ter o vírus já incubado ou contrair diferente vírus daqueles que estão presentes na vacina”.
A vacina é contraindicada em pessoas com alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Dores e sensibilidade no local da injeção, eritema e enduração também podem ocorrer.
O próximo encontro acontecerá no dia 29 de maio, às 9h, tema: “Segurança Alimentar no Município de Campinas”. O evento faz parte do ciclo de palestras organizado pelo departamento de Recursos Humanos da Central.