Ceasa realiza palestra sobre Segurança Alimentar

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) organizou palestra sobre Segurança Alimentar, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, dentro da programação que marca o ciclo de encontros organizado pelo Recursos Humanos da empresa para o ano de 2014. O evento aconteceu no auditório da Central e reuniu colaboradores e interessados.
Por definição, Segurança Alimentar e Nutricional é a garantia do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis e respeitando as características culturais de cada povo, manifestadas no ato de se alimentar. Esta condição não pode comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, nem sequer o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis.
A nutricionista e palestrante Cláudia Botelho Zabotto, complementa a definição dizendo que em todos os lugares há ação de Segurança Alimentar; sempre existe espaço para se fazer mais”.
Ainda de acordo com a definição, é responsabilidade dos estados nacionais assegurarem este direito e devem fazê-lo em obrigatória articulação com a sociedade civil, dentro das formas possíveis para exercê-lo. “Não é uma questão partidária, mas de solidariedade humana. Todo gestor público eleito, assumirá projetos nesse sentido, e dará continuidade aos programas existentes. É uma necessidade”, completou a nutricionista.
 
História
O termo "Segurança Alimentar" começou a ser utilizado após o fim da Primeira Guerra Mundial. Com a traumática experiência da guerra, vivenciada sobretudo na Europa, tornou-se claro que um país poderia dominar o outro controlando seu fornecimento de alimentos. A alimentação seria, assim, uma arma poderosa, principalmente se aplicada por uma potência em um país que não tivesse a capacidade de produzir por conta própria e suficientemente seus alimentos. Portanto, esta questão adquiria um significado de segurança nacional para cada país, apontando para a necessidade de formação de estoques "estratégicos" de alimentos e fortalecendo a ideia de que a soberania de um país dependia de sua capacidade de auto suprimento de alimentos.
No Brasil, programas de segurança alimentar tiveram início com a Ação da Cidadania, em 1993. Na época, formou-se uma imensa rede dfe mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do IPEA, estavam abaixo da linha de pobreza.
O próximo encontro da programação acontecerá no dia 8 de julho, às 9h, tema: “Stress - O mal da Vida Moderna”. O evento faz parte do ciclo de palestras organizado pelo departamento de Recursos Humanos da Central.