Ceasa realiza primeiro pregão eletrônico e cria portal da transparência

Seguindo a determinação da Prefeitura de ampliar as medidas de transparência na administração municipal, a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) realiza nesta segunda-feira, dia 7 de maio, o primeiro pregão eletrônico da empresa, uma espécie de leilão virtual para efetuar compras do entreposto. O certame acontece às 9h30, para um registro de preços de ervilha, creme de leite, farinha de mandioca, leite condensado e milho para o Programa Municipal de Alimentação Escolar, que é operacionalizado pela Central.
 
Nas próximas semanas a Ceasa também vai disponibilizar na internet o Portal da Transparência que será hospedado no site da empresa www.ceasacampinas.com.br. Nele serão publicados os balanços contáveis da Central desde 2004, os pagamentos e faturamentos realizados desde 2011, o histórico dos salários dos funcionários a partir de 2009 e as atas de reunião dos conselhos Administrativo e Fiscal e das assembleias gerais da empresa.
 
Também estarão disponíveis no Portal a lista e valores de contratos e de fornecedores, além da gravação dos pregões presenciais editados. No site da Ceasa serão mantidas - com link na primeira página - as publicações dos editais e andamentos dos processos licitatórios. 
 
“Queremos dar maior lisura a todos os procedimentos da Ceasa atendendo às diretrizes do prefeito”, apontou o presidente da empresa, Sérgio Luiz Juliano. Ele avalia que com o pregão eletrônico, as licitações serão mais rápidas e econômicas. “Neste formato não há contato pessoal com nenhum fornecedor e acreditamos poder contar com a participação de mais empresas nas licitações uma vez que elas não terão que vir até a Ceasa, como acontece nos pregões presenciais. Com isso, inclusive, queremos reduzir os valores das compras”, explicou.
 
O sistema adotado é fruto de parceria com o Banco do Brasil e conta com o apoio da Informática dos Municípios Associados (IMA) na parte operacional. O primeiro pregão eletrônico da Ceasa será acompanhado por uma pregoeira da IMA e por uma equipe da Emdec, outra empresa da administração municipal que também vai iniciar esta modalidade de licitação.
 
A Ceasa-Campinas fica na Rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.
 
Mais rapidez e concorrência
 
Segundo o gerente administrativo e de recursos humanos da Central, José Anízio Marim, atualmente os pregões na Ceasa são presenciais, necessitam de pelo menos seis funcionários e duram entre quatro e oito horas. Além disso, o pregão presencial precisa que o representante da empresa interessada em fornecer o serviço ou produto participe do processo pessoalmente.
 
O pregão eletrônico, conta Marim, vai precisar apenas de três funcionários, o processo é finalizado em até duas horas e há maior probabilidade de ampliar o número de concorrentes, pois as empresas participam via internet, de qualquer lugar do país.
 
Nos últimos meses a empresa capacitou uma equipe de quatro funcionários para atuar como pregoeiros no pregão eletrônico. Todos participaram de um curso realizado na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Além dos pregoeiros, o gerente José Anízio vai integrar o grupo e é responsável por acompanhar todo o processo.
 
Diferença
 
O pregão é uma modalidade de licitação para adquirir bens e serviços em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances e vence quem oferecer o menor preço. Há dois tipos de pregão, o presencial e o eletrônico.
 
Para o pregão presencial a empresa interessada em fornecer o serviço ou produto apresenta uma proposta por escrito e documentação minutos antes do pregão e envia um representante para estar pessoalmente na sessão. Junto com outros interessados o representante vai apresentando lances para baixar o valor até que se chegue num vencedor, como um leilão.
 
No pregão eletrônico é agendado o horário da sessão e os interessados fazem o credenciamento prévio e participam da sessão virtual, on line por meio do site, de qualquer lugar, apresentando seus lances até chegar em um vencedor.
 
Como participar
 
Os interessados em participar dos pregões eletrônicos da Ceasa devem fazer o cadastramento no site do Banco do Brasil