Ceasa recebe 2ª edição de Feira da Saúde, nesta segunda-feira

Medir pressão, cortar cabelo, fazer teste de HIV e diabetes, atualizar vacinas, manicure, massagem, exame de papanicolau, orientação e prevenção de doenças desde câncer de próstata até a gripe H1N1. Estes e outros serviços estarão disponíveis gratuitamente para as mais de 15 mil pessoas que circulam pela Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa-Campinas) nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, durante a 2ª Feira da Saúde da Central. A iniciativa celebra o Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto, e é organizada pelo ambulatório médico da Secretaria Municipal de Saúde que funciona no entreposto junto com a Ceasa.

O evento acontece das 8h às 17h, numa área de estacionamento da Central. Entre os parceiros da atividade a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), a Escola Global de Educação Profissional, além as entidades que representam os comerciantes da Ceasa,  a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) e a Associação dos Permissionários de Campinas (Assoceasa).

Serão 12 tendas e atendimentos e exames no ambulatório para funcionários, clientes, caminhoneiros e comerciantes da Central com serviços de: orientação alimentar, degustação de alimentos saudáveis, corte de cabelo, manicure, alongamento, massagem terapêutica, orientação bucal, verificação de pressão, teste de diabetes, teste de acuidade visual, orientação sobre DST/Aids e distribuição de preservativos, coleta de exames para sífilis e hepatites B e C, orientação sobre gripe H1N1,  dengue e animais peçonhentos, coleta de papanicolau, prevenção de câncer de mama e de próstata, vacinação e orientação prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Os testes de HIV terão resultado em 15 minutos durante o evento. Este ano haverá um trabalho especial de prevenção do câncer de próstata, pois há grande concentração de homens na Ceasa.

Segundo Maria Cristina Prini, coordenadora do ambulatório médico da Central, a atividade tem como objetivo disseminar informações e melhorar a qualidade de vida da comunidade local e do entorno. A primeira edição da Feira, no ano passado, foi um sucesso e surpreendeu os organizadores. "Tivemos uma grande participação e nos surpreendeu a procura pela coleta de exames de DST/Aids, Hepatite B e C", conta Maria Cristina. Além de quem atua dentro da Central, a coordenadora disse que vem para a Feira muita gente dos bairros próximos que estão numa área de alta vulnerabilidade social.

A Ceasa-Campinas fica na Rod. Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.