Ceasa recebe comitiva portuguesa

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), recebeu na manhã desta quarta-feira, 27 de agosto, comitiva de estrangeiros portugueses que estiveram em Campinas para conhecer o funcionamento da Central.
 Ao todo, sete pessoas participaram da visita á central. Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, comentou a importância da troca de experiências entre os países. “Temos uma rede de mercados atacadistas recentes, com apenas 15 anos. Aqui, o projeto é maduro. Podemos aprender bastante com a experiência daqui, além de conhecer projetos extraordinários em responsabilidade social que desenvolvidos aqui. (referindo-se ao ISA - Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação e ao Banco de Alimentos)”, comentou.
 “O intercambio de ideias, de tecnologia e cultural é sempre uma excelente oportunidade de enriquecimento para o ser humano e para a empresa”, disse o assessor responsável pela palestra sobre a Ceasa, Francisco Homero Marcondes.
O diretor administrativo financeiro, José Afonso Bittencourt, recepcionou a comitiva que contou com a presença de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão; Carlos Maia, Reitor do Instituto Politécnico de Castelo Branco Celestino Almeida; Director da Escola Superior Agrária do IPCB José Carlos Gonçalves; Professor do IPCB Marcos Nopper Alves e o Professor da UNICAMP - CPQBA Josué Junior.
O grupo seguiu para reunião com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.
Curiosidade
O Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 8 750 habitantes.
Na região, é famosa a Serra da Estrela, nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal.  
O queijo da produzido por lá é considerado o imperador dos queijos portugueses. Além disso, existe uma raça nativa curiosa de cães de guarda, o cão da Serra da Estrela. Eles se enquadram no tipo molosso (grupo de cães de físico forte) tal como o seu parente São-bernardo. Ambos se encontram ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. Trata-se de um pastoreio de características ancestrais e milenares, onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns.
Sobre a Ceasa Campinas
A Ceasa Campinas abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e um varejão. Os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
A Ceasa Campinas vai muito além de uma estrutura de comércio. Como um equipamento público, a empresa está atenta às demandas sociais, por isso atua como um suporte municipal às políticas sociais e de segurança alimentar da cidade - uma combinação do trabalho emergencial de distribuição de alimentos com ações de geração de trabalho e de transferência de renda.
Dentro da Central funcionam três ações de segurança alimentar que distribuem de graça em torno de 6 milhões de quilos de alimentos por ano e beneficiam mais de 70 mil pessoas. Elas garantem o direito ao acesso à alimentação e ainda combatem o desperdício de alimentos. São elas: Banco de Alimentos, ISA (Instituto de Solidariedade) e Alimentação Escolar.
A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. O modelo é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento público, com foco na segurança alimentar.