Ceasa recebe estagiários de Meio Ambiente com palestra sobre funcionamento da Central

Os estagiários de Meio Ambiente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), participaram da palestra sobre o funcionamento da Central, nesta segunda-feira, 1º setembro, no auditório da Administração. Eles foram recebidos pelo funcionário Marco Antonio da Silva e pelo palestrante, o assessor Francisco Homero Marcondes.
O objetivo da palestra foi esclarecer aos recém-chegados o funcionamento de uma Central como a de Campinas, que abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e um varejão. Ao todo, os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
Segundo o funcionário Marco Antonio da Silva, os cinco estagiários, fruto de uma parceria com o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), irão auxiliar na manutenção do plano de gestão de resíduos. “O foco do projeto é reduzir, reaproveitar e reciclar os resíduos produzidos pela Ceasa, devido á preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente,” esclarece.
Marco ainda acrescenta que sustentabilidade é cuidar da saúde, da família e do meio ambiente. “A Ceasa está fazendo sua parte”, disse.
O palestrante Francisco Homero Marcondes enfatizou a importância de conhecer o funcionamento da empresa. “É um passo importante aos recém-ingressados. Assim irão entender todo a importância e o funcionamento da Ceasa”, comentou.
A Ceasa Campinas tem um trabalho de gestão de Resíduos para reaproveitar as mais de 800 toneladas de lixo geradas pelas atividades da Central.
São três ações principais:
- coleta seletiva de materiais recicláveis - como plástico, papel vidro e metal - que é realizada por uma Cooperativa, a Unidos na Vitória. A madeira descartada também é recolhida pela Ceasa e aproveitada pelos cooperados. A cooperativa funciona dentro da Ceasa e garante trabalho e renda a cerca de 20 famílias.
 - educação ambiental junto à comunidade da Ceasa, com faixas e panfletos, orientações.
- preparação da compostagem, prevista para ocorrer em área pública, em breve.
 Resultados
Em 2006 - quando foi iniciado o trabalho de gestão de resíduos - todo o lixo orgânico e a madeira eram enterrados e somente 17 toneladas de resíduos recicláveis eram reaproveitados pela Cooperativa, que contava com nove pessoas.
Atualmente, a cooperativa conta com cerca de 20 pessoas, são recolhidas e reaproveitas quase 40 toneladas de recicláveis e mais 45 toneladas de madeira, além do lixo orgânico, também reaproveitado.  
Prêmio
Este trabalho de gestão de resíduos da Ceasa Campinas já foi um dos ganhadores do prêmio de responsabilidade ambiental do município promovido pelas empresas Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e Sanasa. O trabalho de resíduos na Ceasa e a cooperativa contam com o apoio da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assoceasa).