Ceasa recebe estagiários de Meio Ambiente com palestra sobre funcionamento da Central

Novos estagiários de Meio Ambiente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), participaram de palestra sobre o funcionamento da Central na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, no auditório do Mercado de Flores da empresa. O grupo foi recebido pelo funcionário Marco Antonio da Silva e pelo palestrante, o assessor Francisco Homero Marcondes.
O objetivo da palestra foi apresentar aos recém-chegados o funcionamento de uma Central como a de Campinas, que abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e dois varejões. Ao todo, os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
Gestão de resíduos e Sustentabilidade
De acordo com Haydeé Agostine, é um projeto extremamente importante porque integra os alunos ao momento histórico e mundial que vivemos. “O mundo está voltado para a sustentabilidade. A Ceprocamp tem a proposta dos estagiários vivenciarem, na prática, as situações mais ricas. A Ceasa é um espaço em potencial, pela diversidade em todos os aspectos e pela possibilidade de apoiarem um projeto em redução e desperdícios de resíduos”, esclareceu.
Segundo o funcionário Marco Antonio da Silva, os cinco estagiários, fruto de uma parceria com o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), irão auxiliar na manutenção do plano de gestão de resíduos. “O foco do projeto é reduzir, reaproveitar e reciclar os resíduos produzidos pela Ceasa, devido á preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente,” disse.
Marco ainda acrescenta que sustentabilidade é cuidar da saúde, da família e do meio ambiente. “A Ceasa está fazendo sua parte”.
O palestrante Francisco Homero Marcondes enfatizou a importância de conhecer o funcionamento da empresa. “A palestra faz parte do processo de integração e do conhecimento da empresa para que cada estudante desenvolva, durante o período de estágio, um trabalho enriquecedor para sua vida acadêmica e profissional”, salientou.
A Ceasa Campinas tem um trabalho de gestão de Resíduos para reaproveitar as mais de 800 toneladas de lixo geradas pelas atividades da Central. A instituição também é responsável por projetos sociais, de segurança alimentar e ambientais que são desenvolvidos em conjunto com a Prefeitura por meio de diversas secretarias e empresas municipais.
Visitas Monitoradas
Além disso, a empresa tem um programa de visitas monitoradas e recebe estudantes do ensino infantil ao universitário, de diversas instituições de ensino, nacional ou internacional.
O assessor da Ceasa, Francisco Homero Marcondes, é o responsável pela visitação nos Mercados e Programas Sociais que funcionam na Central. Ele explica que há uma apresentação da empresa no auditório, depois são visitados os setores de interesse dos visitantes como a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos e a Cooperativa de Trabalhadores que realizam a coleta seletiva no entreposto.
Em 2014, 44 grupos, totalizando 962 pessoas visitaram o local entre os meses de janeiro a dezembro. Desde a reativação do projeto em 2013 até os dias atuais, 1.900 visitantes conheceram de perto a Central. O programa retornará as atividades em fevereiro de 2015.