Ceasa recebe estudantes para projeto de alimentação saudável

Percorrer o caminho do alimento até o consumo final é a proposta do projeto de estudo do meio da Escola Comunitária de Campinas para os alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Para realizar este trabalho o colégio escolheu a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) para uma visita monitorada, pelo quarto ano consecutivo. A primeira das cinco turmas do passeio veio conhecer a Ceasa nesta quinta-feira, 2 de maio.
 
“Aqui eles podem ter contato com uma grande diversidade de produtos saudáveis e saber o que acontece quando o alimento sai do campo. Eles visitaram um fazenda, plantaram. Aqui conhecem o armazenamento, transporte e distribuição. É muito rico este passeio”, explicou a assistente educacional, Marilda Jorge Pastone. Após as visitas, os alunos trabalham as informações na sala de aula e não apenas na área de ciências. Eles aproveitam a experiência para abordar disciplinas diversas como geografia e matemática.
 
O assessor, Francisco Homero Marcondes, e o técnico de mercado Heitor Correa receberam as crianças no auditório da empresa para uma palestra sobre a Central. Depois o grupo passeou por todo mercado de hortifrutigranjeiros conhecendo os espaços de comercialização - chamados de boxes e pedras, as câmaras frias e de climatização, as variedades de produtos, os vendedores, carregadores e comerciantes.
 
Eles visitaram também o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), duas ações que funcionam dentro da Ceasa e arrecadam alimentos para doar a entidades e famílias. A empresa Benassi, permissionária da Ceasa, ofereceu frutas a todos os visitantes.