Ceasa recebe feira nesta 2ª com foco na saúde do homem

A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, além de colesterol e pressão arterial mais elevadas. Pensando neste cenário e nas políticas criadas para mudá-lo, a 3ª Feira de Saúde - que acontece na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), nesta segunda-feira, 13 de setembro - vai voltar sua atenção para o sexo masculino, mas não é exclusiva para eles.

Vão estar disponíveis para os moradores dos bairros vizinhos e toda comunidade da Central como produtores, clientes, trabalhadores e caminhoneiros - gratuitamente - exames de PSA e de próstata, medição de pressão, teste de diabetes, além de orientação sobre nutrição e degustação de alimentos saudáveis. Também será possível cortar o cabelo; fazer massagem terapêutica e alongamento; atualizar vacinas; realizar diversos exames de sangue como de hepatites B e C e HIV; fazer papanicolau; participar de atividades de orientação e prevenção de doenças como câncer de mama, dengue e tabagismo e sobre métodos anticoncepcionais, inclusive com distribuição de preservativos.

Organizada pelo ambulatório médico que funciona na Central, a Feira faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde para o Dia Municipal da Saúde do Homem, celebrado em 12 de setembro. No ano passado o Ministério da Saúde lançou uma política nacional para tratar do tema. O objetivo da atividade é disseminar informações e melhorar a qualidade de vida da comunidade local e do entorno e, este ano, em especial a dos homens que são maioria no entreposto.

A Ceasa-Campinas é parceira do evento que conta também com o apoio da Secretaria de Cultura, de alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), da Escola Global e do Fabinhos cabeleireiro, além as entidades que representam os comerciantes da Ceasa, a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) e a Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa).

A Feira acontece no estacionamento da Ceasa, das 8h às 17h. A Central fica na Rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.

Congresso

O trabalho do ambulatório médico da Ceasa na área de saúde do homem vai ser apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde em Brasília, em um congresso internacional. As principais atividades são de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), câncer de próstata e bucal, etilismo e tabagismo; cadastramento e acompanhamento de diabéticos e hipertensos com orientação e acompanhamento nutricional e realização de busca itinerante pelos mercados da Ceasa. A Secretaria vai apresentar no congresso as ações de 11 das 63 unidades de saúde de Campinas que estão com um trabalho piloto focado na saúde do homem.