Ceasa recebe grupo de alunos de agronomia de Muzambinho

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), recebeu nesta quarta-feira, 8 de abril, um grupo de alunos do curso de agronomia, do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Muzambinho, cidade do sul de Minas Gerais, a 450 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

Os 30 alunos vieram ao entreposto para conhecer de perto como funciona o Mercado de Hortifrutigranjeiros e o de Flores e Plantas Ornamentais. Acompanhados de uma professora, o grupo recebeu orientação e informação de Francisco Marcondes, responsável pela visita.

Após uma palestra sobre a Central, os alunos conheceram o Mercado de hortifrutigranjeiros e também aproveitaram para conhecer o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade Alimentar, projetos de segurança alimentar que funcionam dentro da empresa.

Depois do almoço, os estudantes excursionaram pelo Mercado de Flores, Plantas Ornamentais.  Para Bianca Sarzi de Souza, professora da disciplina de Tecnologia de produtos agropecuários, a visita é muito importante na formação acadêmica dos futuros profissionais. "Na Ceasa, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o sistema de comercialização de frutas e hortaliças, tiveram contato com frutas exóticas; além de ter o conhecimento prático do pós colheita e da classificação de frutas", conta.

“Todo ano trago os alunos para a Ceasa Campinas. Sempre fui muito bem recebida aqui. A visita é muito importante para a formação interdisciplinar dos alunos”, finaliza.

Visitas Monitoradas

Desde de sua reativação em 2013, 1.956 pessoas conheceram a Ceasa. No total, 5.884 estudantes e profissionais participaram do projeto desde seu início, em 2005. Os visitantes assistem uma apresentação da empresa no auditório, depois são encaminhados aos setores de interesse, como a os mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, os espaços de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que realiza a coleta seletiva no entreposto e o Ambulatório.

A coordenação do Programa de Visitas Monitoradas fica a cargo de Francisco Homero Marcondes. A visita é gratuita. As instituições de ensino ou interessadas em participarem do Programa devem solicitar agendamento enviando por e-mail para o contato: francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.