Ceasa recebe grupo de alunos do Curso Técnico de Alimentos de Muzambinho

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), recebeu nesta quarta-feira, 8 de abril, um grupo de alunos do Curso Técnico de Alimentos, do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Muzambinho, cidade do sul de Minas Gerais, a 450 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

 

Os 39 alunos vieram ao entreposto para conhecer de perto como funciona o Mercado de Hortifrutigranjeiros. Acompanhados de quatro professoras, eles receberam orientação e informação de Francisco Marcondes, técnico do Mercado. Após uma palestra que tinha como tema a Central, os alunos foram conhecer o Mercado e também aproveitaram para conhecer o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade Alimentar, projetos de segurança alimentar que funcionam dentro da empresa.

 

Belami Cassia da Silva, professora da disciplina de manipulação, processamento e conservação de vegetais, foi quem trouxe o grupo ao entreposto. Pela segunda vez na Central campineira, Belami explica que a visita a empresa é muito importante na formação profissional dos futuros técnicos. "Aqui eles podem ver como funciona uma grande Central de Abastecimento", conta.

 

Segundo ela, os alunos podem entender como funciona a relação clientes/atacadistas, além de conhecer frutas exóticas, divisão de boxes e pedras e o Sistema de Gestão de Resíduos (SGR) da Ceasa. "Existe no curso uma disciplina chamada reaproveitamento de resíduos, e através do trabalho realizado dentro da empresa, eles podem ver para onde o lixo é levado e o que é feito com ele", completa.

 

Em sua primeira visita a Ceasa, o agricultor e também estudante, Ricardo de Rezende Pereira, diz que uma das qualidades da Ceasa é sua diversidade. "Andando pelo mercado percebi que a variedade de produtos é muito grande, o mercado é bem completo", comenta. Outro fator que achou interessante foi a organização. "O Galpão Permanente 1 é bem organizado, mostra desse modo que é diferenciado", finaliza.