Ceasa recebe o Selo da Diversidade no Mercado de Trabalho

d9baadbc3cdd7083f1215d2fcc48a61b.jpgEm cerimônia na Sala Azul do Gabinete, mais duas empresas privadas - a Nextel e a Anhanguera Educacional - além da Ceasa-Campinas e de outros cinco órgãos públicos receberam, na manhã desta sexta-feira, dia 29 de julho, o Selo da Diversidade de Raça, Etnia, Gênero e Idade no Mercado de Trabalho do Município de Campinas.

Com a adesão desses segmentos, sobe para 14 o número de entes públicos e privados que se comprometem a valorizar a inclusão da diversidade no mercado de trabalho.

Segundo a secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social do Município, Darci da Silva, o Selo da Diversidade, criado em julho de 2009, é mais um instrumento de fomento à superação da discriminação etnicorracial, de gênero, de idade, de orientação sexual e também para com as pessoas com deficiência.340f10e9384d6f71d08250984cb2741f.jpg

"Esperamos, com o Selo, nos tornar a primeira cidade do país a conseguir igualdade de direitos no trabalho, de oportunidades e de salários para os vários segmentos da população. Estamos construindo uma cultura de paz não discriminatória, de cidadania para todos", disse Darci. Campinas conta com mais de 51% de sua população constituída por mulheres, mais de 22% por idosos, mais de 100 mil pessoas que se declaram deficientes e com uma população negra ou parda de mais de 30%.

O prefeito Hélio de Oliveira Santos, que esteve presente à solenidade, lembrou o lançamento do Selo da Diversidade no município há dois anos, com a presença do professor Hélio Santos, idealizador do programa. "O Selo não é um ato simbólico, com ele vamos à prática e atuamos contra o preconceito e discriminação. Acho que um dos grandes desafios, atualmente, é o respeito à diversidade sexual", disse o prefeito lembrando também que algumas moradias populares sob responsabilidade da Cohab Campinas estão voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência.

Mário Gouvea, representante da Anhanguera Educacional S/A, que ganhou o selo, afirma que ação vai ao encontro do projeto acadêmico da instituição."Participar de ações dessa natureza são fundamentais para o segmento da educação pois, além de enriquecer a experiência entre funcionários, formamos alunos familiarizados com a realidade da diversidade", disse Gouvea.

Para Silvia Ribeiro, da Nextel Telecomunicações, empresa também signatária do Termo de Compromisso pela Valorização da Diversidade de Raça, Etnia, Gênero e Idade no Mercado de Trabalho do Município de Campinas, o Selo é o reconhecimento pelo trabalho de responsabilidade social realizado pela empresa desde 2006. "Capacitamos, com cursos, mais de 1,3 mil jovens de 16 a 24 anos de idade para o mercado de trabalho e, desse contigente, 77% estão empregados. É uma honra poder contribuir para a causa", disse Silvia.

Entre os entes públicos que receberam o Selo da Diversidade estão a Ceasa Centrais de Abastecimento S/A) Campinas, EMDEC (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Campinas), SETEC - Serviços Técnicos Gerais, IMA (Informática de Municípios Associados), Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento ) e a Própria Prefeitura, por meio de secretarias diversas.

Compromisso

O Selo da Diversidade de Raça, Etnia, Gênero e Idade no Mercado de Trabalho do Município de Campinas foi criado pelo Decreto Municipal nº 16.658//2009 . Para receber o certificado, a empresa se compromete a apresentar um diagnóstico censitário do perfil de raça, etnia, gênero e idade do seu quadro de colaboradores, prestadores de serviços, colaboradores e até da mão de obra terceirizada.

Deve também cumprir um plano de trabalho e metas propostos o período de um ano. O selo pode ser renovado anualmente, se for do interesse da empresa e após análise do cumprimento do Plano de Trabalho e Metas pelo comitê gestor.

Os entes públicos e privados que têm o Selo da Diversidade em Campinas são: CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz, BorgWarner Brasil LTDA, Grupo Arcel Empreendimentos e Participações, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, Atento Brasil, Óticas Diniz Campinas, Nextel Telecomunicações, Anhanguera Educacional S/A, Ceasa-Campinas, Setec, IMA, Sanasa, PMC e Emdec.