Ceasa recebe quase 400 visitantes em um dia

A Centrais de Abastecimento de Campinas recebeu nesta quinta-feira, 20 de junho, diversos grupos de visitantes num total de quase 400 pessoas de várias regiões do país. A maioria veio conhecer o Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Central, o maior espaço permanente da América Latina.
Os visitantes são produtores de flores e hortaliças, estudantes e técnicos de órgãos como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). De Caxias do Sul (RS) vieram técnicos da Ceasa e da Secretaria de Agricultura da cidade.
Todos aproveitam a participação na Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas - que acontece em Holambra (SP), para conhecer a Ceasa campineira.
“Trazemos grupos aqui no Mercado de Flores de Campinas há 9 anos porque é o melhor modelo de comercialização do país, onde tem tudo, paisagismo, atacadista, produtor. É importante para estes produtores conhecerem como funciona este modelo, eles vão tendo novas ideias e transformando seus negócios”, avaliou o coordenador da Emater- Brasília (DF), Cleison Medas Duval.
Para Norberto Medeiros, do Colégio da Universidade Federal de Santa Maria (RS) a visita é uma experiência importante para os 40 alunos de paisagismo e agropecuária que vieram. “Eles precisam ter esta noção de variedades, de produtos, de preços para a profissão que desejam seguir”, explicou.
Os visitantes vieram das cidades de Santa Maria, Ivoti, Farroupilha, Caxias do Sul, Três de Maio e Erechim, todas do Rio Grande do Sul; de Brasília, Distrito Federal; de São Paulo: capital e Pariquera Açu; do Amapá e do Espírito Santo.