Ceasa recebe visita de crianças de Espírito Santo do Pinhal

Um grupo de 39 crianças, entre 2 e 9 anos de idade, participou de uma visita monitorada a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), nesta quinta-feira, 13 de junho. Elas são atendidas da ONG Associação Lar Jesus, que fica em Espírito Santo do Pinhal, cidade localizada a 90 quilômetros de Campinas.
As crianças passearam pelo Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa e conheceram as ações de segurança alimentar que funcionam dentro do entreposto: o Banco Municipal de Alimentos e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). Da empresa Frutas Benassi - permissionária da Central - elas receberam frutas para degustação.
“É uma forma de lazer e de mostrar toda variedade de produtos para estas crianças. Viemos conhecer como é uma ceasa”, explicou a auxiliar da entidade, Paula Ruocco de Andrade.
Visitas de todo país
Em junho a Ceasa Campinas recebeu também outros três grupos de visitantes e tem mais três agendados até o final do mês. Atendidos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Tempo, órgão da rede municipal de saúde da cidade, vieram conhecer a Central, no dia 5 de junho.
No dia 6 a visita foi de estudantes do curso técnico de nutrição e dietética da Escola Técnica Estadual (Etec) Prefeito Alberto Feres, de Araras (SP). No dia 11 de junho o Mercado de Flores recebeu alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) que fez parte dos estudos da disciplina de paisagismo.
As próximas visitas monitoradas agendadas acontecem nos dias 20 e 25 de junho. No dia 20, cerca de 200 produtores, técnicos, estudantes e comerciantes do setor de flores e plantas ornamentais dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e do Distrito Federal vem conhecer o Mercado de Flores da Ceasa Campinas.
Eles aproveitam a participação na 20ª edição da Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 19 a 21 de junho, em Holambra (SP). Na mesma data, 20 de junho, estudantes de agronomia da Universidade Estadual de Aquidauana, do Mato Grosso do Sul, visitam o Mercado de Hortifrutigranjeiros.
No dia 25 de junho um grupo da terceira idade – que faz parte do Programa Viva Mais da Prefeitura, no Parque das Águas – também visita a Central para conhecer os mercados de Flores e de Hortifrútis e as ações sociais e ambientais do entreposto.
Agendamento
Para agendar visitas monitoradas a Ceasa Campinas basta solicitar por e-mail por meio do Fale Conosco no site da empresa www.ceasacampinas.com.br ou para francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br.
A Central recebe gratuitamente visitantes - de crianças a adultos - e organiza o roteiro de acordo com o objetivo dos solicitantes. O passeio inclui conhecer o funcionamento dos mercados de Flores e de Hortifrutigranjeiros e os programas sociais, ambientais e de segurança alimentar que são desenvolvidos pela empresa em conjunto com a Prefeitura de Campinas.